JOGO BOMBARDEIO MATEMÁTICO: REVISANDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS DECIMAIS

Cristiane Brasil Barbosa, Daiane Da Silva Fagundes, Juliana Alves D’Ávila, Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais

Resumo


Ensinar matemática em qualquer etapa da educação básica é sempre um desafio. Muitos estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos, o que ocasiona, por vezes, desinteresse. A didática pensada pelo profissional que alimenta o ensino tradicional nas escolas, nesse ínterim, perde o significado e é preciso recorrer a outros recursos que possibilitem uma aprendizagem mais efetiva e motivadora. Tendo em vista a necessidade de retomada de conteúdos e a falta de interesse dos jovens estudantes pelo ensino tradicional, foi aplicado o jogo Bombardeio Matemático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no centro do município de Bagé/RS; a atividade contou com a participação de 13 estudantes e carga horária total de 4h/a. Essa iniciativa teve o intuito de revisar, de uma forma lúdica, as quatro operações básicas com números decimais, as quais os estudantes apresentavam dificuldades. Como abordagem metodológica para a realização da pesquisa, desenvolveu-se num primeiro momento, uma atividade diagnóstica com a finalidade de avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, através de um teste composto por cinco sentenças matemáticas envolvendo as quatro operações básicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576