ESTABELECENDO RELAÇÕES A PARTIR DO ESTADO DO CONHECIMENTO PARA UMA PRÁTICA COLABORATIVA ENTRE COORDENAÇÃO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS NA EJA
Resumo
Este estudo objetivou buscar dados e referências, na construção do Estado do Conhecimento, que apontam os efeitos do trabalho colaborativo entre professores da Educação de Jovens e Adultos através do diálogo com a coordenação e sua otimização a partir do uso de tecnologias em favor do processo de elaboração e aplicação do planejamento pedagógico. Também buscou identificar como modelo, instituições que desenvolvem a proposta sem se dar conta e então perceber possibilidades de bons resultados até o apontamento de como o trabalho pode ser realizado e otimizado em seus percursos. Para tanto, foi utilizado como metodologia de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica a partir do mapeamento e análise de referenciais teóricos disponíveis nos sites da CAPES e IBICT, que abordassem o planejamento colaborativo com enfoque no uso de tecnologias e o trabalho de parceria do coordenador pedagógico junto aos seus professores. Dentre os vinte e dois documentos selecionados para os estudos, quatorze artigos e oito dissertações, compreendidos entre os anos de 2001 a 2017, foram estudados e analisados, e além desses documentos, outras bibliografias também foram pesquisadas e utilizadas como suporte. A partir da análise desses documentos foi possível perceber a importância do diálogo entre professores e coordenação no sentido de aproximar os pares e, desse modo, otimizar o fazer pedagógico nessa modalidade de ensino, com o intuito de proporcionar e oportunizar reflexões acerca da importância da colaboração na construção dos saberes a partir do uso das tecnologias em favor do pedagógico.