SOCIOLOGIA NO ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA INTEGRADO

Autores

  • Jainara Pacheco de Braga
  • Alessandro Eziquiel da Paixão

Resumo

Considerando a dimensão da omnilateralidade presente na proposta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como estratégia de superação da dualidade histórica que marca a educação brasileira, que vem ofertando uma educação privilegiada as elites em relação as classes trabalhadoras, consideremos as implicações formativas que a Sociologia pode ofertar na análise das relações entre formação técnica, básica e humanística. A Sociologia Rural é a ciência que estuda as transformações, particularidades e características das populações rurais, suas manifestações sociais e culturais e abrangência política dos contextos rurais. No ensino técnico agrícola, a Sociologia deve fornecer as bases que proporcionem a criticidade na análise das relações de trabalho e da pluralidade de contextos socioeconómicos do campo brasileiro e as bases históricas da consolidação do latifúndio aliado a discussão de implicações socioambientais da Agricultura Convencional, visando proporcionar as bases técnico científicas para fundamentar os questionamentos e reflexões dos futuros técnicos. A possibilidade de tratar o espaço rural como fonte de estudos a partir de uma perspectiva sociológica tem como objetivo aprofundar a compreensão dos múltiplos espaços e agentes do campo pelos futuros técnicos agrícolas, visando torná-los sensíveis às particularidades e demandas destes públicos, bem como ampliar a interpretação das dinâmicas sociais e aspectos subjetivos do campo. Os estudos sociológicos do espaço agrário permitem ampliar a compreensão do meio rural e visam promover a sensibilização e alerta para a desmistificação da concepção amplamente difundida nos cursos profissionalizantes de que o modelo convencional de agricultura é o único viável. A abordagem significativa dos conteúdos da Sociologia Rural objetiva ressignificar a compreensão das relações de trabalho no campo e na cidade a partir da discussão das implicações sociais e políticas que permeiam a conjuntura agrária brasileira. Visto isso, consideramos a Sociologia imprescindível para alcançar a formação humana e cidadã emancipatória e a formação profissional crítica preconizada pelo modelo de Ensino Integrado ofertado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desta forma, objetivando compilar informações acerca da relevância dessa área do conhecimento para a formação profissional de nível médio, especificamente na área agropecuária, delineou-se um levantamento teórico acerca destes componentes.

Downloads

Publicado

2018-11-12