O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS APRENDIZAGENS DE JOVENS E ADULTOS

Fernanda Aparecida Silva Dias, João Valdir Dias

Resumo


O propósito de nossa reflexão é de elencar possibilidades que garantam a cidadania, a educação e acesso as tecnologias digitais para os educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que a cidadania se faz presente quando o Estado democrático de direito constitui dinâmicas que possibilitam a própria vida humana. Trazemos uma proposta que por meio do uso de tecnologias, promova o acesso as discussões dos Direitos Humanos e do direito a Educação. O estudo nos remete a problematização da temática o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 redefine as funções do ensino supletivo constantes do Parecer CFE nº 699/72. Assim propomos, um projeto pedagógico que viabilize uma intervenção no contexto da EJA, a partir das tecnologias digitais, para aproximar (ou promover) acesso os (as) estudantes da modalidade aos direitos humanos fundamentais. O uso da Web Quest (atividade investigativa), e a produção de textos, na EJA está relacionado as tecnologias, no ambiente educacional que propiciam novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento. Visando permitir a integração metodologia e o domínio da mesma aos objetivos educativos, propostos nesta modalidade, considerando a realidade dos educandos envolvidos. Afirmamos que o uso da Web Quest na prática docente possibilita um novo olhar quanto ao uso das tecnologias digitais na sala de aula. O convite está aberto para o uso das tecnologias digitais no processo aprendizagem, embora as tecnologias digitais não resolvam todos os problemas da educação, é possível aprofundar reflexões e despertar o interesse do aluno para a construção do conhecimento, desafiá-lo, questioná-lo, fazendo um convite para o conhecimento

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576