A LINGUAGEM SEMIÓTICA EM UMA AULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araújo

Resumo


A proposta deste trabalho é investigar a linguagem semiótica em uma aula na pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A disciplina na qual a referida aula está inclusa é nomeada “Temas de Física na pesquisa-formação de professores” que foi implementada no segundo semestre de 2017. A mesma, contou com a participação de sujeitos da área de Ciências da Natureza, assumindo-se como professores, de modo que por períodos quinzenais divididos em grupos, estes se tornaram responsáveis pelo planejamento e proposição de temas no contexto do Ensino de Física. Além de encontros presenciais, o ambiente virtual de aprendizagem - AVA Moodle constituiu o lócus principal para a construção e registros das linguagens entre os sujeitos participantes. Nesse viés, este espaço de pesquisa-formação de professores pode ser considerado como uma comunidade, pois é constituído por sujeitos que compartilham dos mesmos interesses e convicções comunicando-se por intermédio de uma linguagem particular deste meio. Com base nestas discussões, justificamos a escolha do tópico abordado em uma das aulas: “Estudo da Termodinâmica na perspectiva investigativa e interdisciplinar” tendo em vista a sua perspectiva interdisciplinar que agrega os saberes das áreas que compõem as Ciências da Natureza. Os instrumentos para a coleta das informações qualitativas no decorrer do processo agregam registros de discussões no AVA Moodle. Após tais desdobramentos, enfatizamos a relevância desse estudo, visto que ao incentivar a participação ativa dos sujeitos e a interação com e pela linguagem no contexto desta comunidade, estamos reforçando em uma perspectiva de pesquisa-formação de professores, nos constituir e transformar as ações pedagógicas que não dependem diretamente das tecnologias, mas da forma com que a direcionamos para um viés colaborativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576