FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS

Patrícia Zanon Peripolli, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


A evolução tecnológica vem se destacando nas últimas décadas, requerendo dos cidadãos a busca constante pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades tanto no que tange ao acesso à informação como ao mundo do trabalho. No campo educacional percebemos que os alunos estão cada vez mais imersos em tecnologias, assim, o desafio que se apresenta é como integrá-las ao contexto do ensino e aprendizagem mediando a transposição do conhecimento teórico para a dimensão prática. À mediação pedagógica por meio dos recursos da tecnologias pode contribuir para atrair a atenção dos alunos, despertando o interesse pelo aprendizado de forma a potencializá-lo. Nesse sentido, apoiados na metodologia do Design Based Research, esse trabalho tem como foco o relato de uma experiência de oferta de um curso no formato Small Private Online Course (SPOC) para professores de matemática, planejado com o objetivo de proporcionar aos cursistas à aquisição da fluência tecnológica e pedagógica necessária para utilizar recursos tecnológicos como elementos de mediação da aprendizagem, visto que  identificou-se a necessidade de buscar soluções para o desafio enfrentado pelos professores em utilizar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas aulas de matemática. Assim, planejou-se e estruturou-se um curso online gratuito para os professores de matemática, com o apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UFSM. O curso teve duas edições, com 70 cursistas inscritos em cada uma delas, sendo estes oriundos de diversas regiões do país. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários fechados disponibilizados no inicio e no término do curso para que os participantes pudessem avaliar o curso. Os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos de Bardin (1988). Dentre os resultados destacamos a grande procura por este tipo de curso, o que se atribui ao fato dos mesmos serem mais flexíveis e práticos. Apontamos ainda, que grande parte dos cursistas se sentem valorizados ao construírem recursos educacionais, adquirindo as competências para aprimorar a performance docente à medida que desenvolvem não apenas a fluência tecnológica, mas a capacidade de escolher os recursos tecnológicos apropriados aos seus objetivos educacionais e assim prover a flexibilização e potencialização do aprendizado.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576