A METODOLOGIA DA MONITORIA ACADÊMICA E UM NOVO OLHAR SOBRE A APRENDIZAGEM – O QUE TEMOS A DIZER SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA

Cassandra Tais Martinelli, Alexandra Ferronato Beatrici

Resumo


A monitoria tem se firmado como uma possibilidade de aprendizagem e metodologia didático-pedagógica que contribui para a formação do estudante do ensino superior, possibilitando a este desenvolver procedimentos didáticos ligados a área de conhecimento de seu curso. O Projeto de Ensino de Monitoria Acadêmica desenvolvido na disciplina de Didática possui como objetivo principal auxiliar os estudantes dos cursos de Licenciaturas do IFRS-Campus Sertão, com dificuldades ou dúvidas referentes aos conteúdos trabalhados na disciplina. Também visa auxiliar com sugestões metodológicas para os planos de aulas no estágio docente, já que este é um momento destinado a reflexão teórica possibilitando a interligação com a práxis. Os encontros utilizam-se de metodologias ativas, onde os participantes são os protagonistas de seu aprendizado e o monitor bolsista é o mediador desse processo, permitindo a autonomia de estudo, a criatividade e a interação com a aprendizagem e sociabilidade. O projeto é extraclasse e os encontros são semanais, nos turnos: diurno, vespertino e noturno e acontecem no laboratório de ensino. São atendidos regularmente estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência intelectual de aprendizagem. Esporadicamente são recebidos outros estudantes dos três cursos de Licenciatura ofertados no Campus. O projeto de monitoria já apresenta resultados positivos, os participantes mostram-se comprometidos com as propostas das atividades realizadas; aprovações curriculares de estágio, que antes pareciam difíceis, vem acontecendo; a reorganização e orientação da vida acadêmica são compreendidas pelos estudantes; os participantes ficam abertos a novas situações de aprendizagens, vindo a inserirem-se em outros projetos da Instituição.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576