USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM GESTÃO EMPRESARIAL: EXPERIÊNCIAS NAS DISCIPLINAS DE MARKETING DIGITAL E HOTELARIA E TURISMO

Autores

  • Raquel Prá
  • Fernando Zeni Alvarenga

Resumo

As mudanças sociais e o avanço das tecnologias de informação e comunicação, impulsionaram o estabelecimento de um contexto no qual as metodologias tradicionais, pautadas por um modelo autoritário de ensino, cedem espaço para a adoção de metodologias ativas, nas quais os alunos assumem papel preponderante e responsável pelos seus processos de aprendizagem. Fatores como a qualidade do relacionamento estabelecido entre professor e aluno e do aluno com os colegas, a aplicabilidade do conteúdo em situações práticas cotidianas e a forma de avaliação do aprendizado também passam a ser considerados ao se elencar estratégias de ensino. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo conhecer a percepção de alunos dos módulos de Marketing Digital e Hotelaria e Turismo de um curso profissionalizante em Gestão Empresarial, acerca das metodologias adotadas por dois professores, de turmas distintas, no período de janeiro a abril de 2018, ao longo de 10 aulas, com duração de 4 horas/aula, cada. Também buscou-se verificar a percepção dos alunos sobre a contribuição do relacionamento estabelecido com os professores e os colegas para o processo de aprendizagem, e a utilidade do conteúdo para sua vida pessoal e trajetória profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória mediante a aplicação de um questionário eletrônico elaborado com o Google Docs®, contando com 30 respondentes. Os resultados da pesquisa indicam que: as estratégias que mais contribuíram para o processo de aprendizagem foram aulas expositivo-dialogadas, trabalhos em grupo, apresentação de vídeos e realização de palestras com convidados externos, nesta ordem; o relacionamento estabelecido com os professores e com os colegas, contribuíram para o aprendizado; a melhor forma de medir seu desempenho é por meio de provas e trabalhos em grupo; e os conhecimentos adquiridos foram considerados úteis para sua trajetória pessoal e profissional.

Downloads

Publicado

2018-11-12