POTENCIAL PEDAGÓGICO DO PODCAST NO ENSINO SUPERIOR

Aline Bairros Soares, Pauline Vielmo Miranda, Cláudia Barin Smaniotto

Resumo


As tecnologias contribuem para a autonomia de docentes na elaboração de materiais didáticos colaborativos e cooperativos, flexibilizando tempo e espaço no ensino através da inserção de diversas opções de recursos didáticos digitais. Dentre esses recursos, destacamos nesse trabalho o Podcast. Neste contexto, observamos as demandas educacionais induzidas pelas tecnologias educacionais em rede e a necessidade da formação continuada dos professores que podem ser compreendidas como aprimoramento, atualização de conhecimentos e novos posicionamentos sociais, educacionais, culturais, econômicos, políticos. Uma reflexão sobre a questão nos conduz a questionar de que forma desenvolver práticas pedagógicas inovadoras para os processos de ensinar e aprender no âmbito da educação superior na contemporaneidade. A partir da percepção dessa questão, o problema de pesquisa consiste na análise de qual o potencial pedagógico do Podcast no ensino superior? Assim, apoiados na Metodologia Design-Based Research (DBR) como ferramenta para diagnosticar um problema e desenvolver uma solução prática, através de análises iterativas de design, desenvolvimento e implementação, o presente trabalho descreve o relato de uma experiência da oferta de um curso semipresencial de formação de professores e profissionais da educação para o uso pedagógico do Podcast. Como como instrumentos de coleta de dados as ferramentas de atividade do Moodle. O curso foi ofertados duas vezes e os resultados apontam que a ferramenta digital Podcast, na avaliação dos alunos participantes, ocorreu de maneira positiva, considerado ser estimulante a experiência de produção e potencial no processo de ensino a fim de auxiliar na aprendizagem de seus alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576