PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO NA INDAGAÇÃO ONLINE

Willian Rubira da Silva, Valmir Heckler

Resumo


O Grupo de Pesquisa CIEFI – Comunidade de Indagação no Ensino de Física Interdisciplinar possui como um dos eixos de trabalho a formação de professores de Física e Ciências, tanto na modalidade presencial ou a distância. Além de diversas outras atividades, o grupo em questão vem atuando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, oferecendo disciplinas que problematizam a formação de professores a partir de três pilares metodológicos/epistemológico: Docência Online, Comunidades de Indagação e Pesquisa-Formação. Até o momento, quatro disciplinas, sendo uma em execução, e um tópico especial foram ofertados pelo grupo no programa supracitado. Destacamos, a partir do primeiro princípio, o uso de ferramentas e interfaces da Web 2.0, como Facebook, AVA Moodle, Hangouts e Youtube para constituir um ambiente em que atividades síncronas e assíncronas, presenciais ou a distância, são conduzidas com interação e interatividade em uma relação dialógica horizontal “todos-todos”. No segundo princípio, pautado na Teoria da Atividade e na Indagação Dialógica, significamos os participantes das disciplinas, incluindo seus proponentes, como membros de uma comunidade que compartilha um objeto conceitual a ser constituído e aperfeiçoado com o uso das ferramentas sociais e das linguagens trazidas por cada membro. Para o terceiro princípio, convidamos todos os participantes a compreender o espaço formado na disciplina como um espaçotempo para a pesquisa e aperfeiçoamento da própria formação e prática da sala de aula. Destacamos que não são princípios aleatórios ou desconexos, mas que se interconectam de maneira indissociável tanto para a proposição da disciplina quanto como referencial teórico para constituição de significados para a formação docente no contexto e em comunidade Online. Na presente escrita, objetivamos constituir interlocuções entre esses três pressupostos de maneira interconexa com a disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências, ofertada no referido programa de pós-graduação em 2015 e cuja análise resultou na Dissertação de Mestrado do primeiro autor desta escrita. Indicamos como resultados obtidos que a interação entre os participantes, bem como fruto do processo de aperfeiçoamento do objeto compartilhado, está imbricado com as ferramentas culturais e as linguagens trazidas pelos membros e compartilhadas dentro da comunidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576