RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva
  • Leila Maria Araújo Santos
  • Liziany Müller Medeiros
  • Nathalie Assunção Minuzi

Resumo

A utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto educacional vem se efetivando ano após ano, estudar e utilizar redes de colaboração e cooperação e/ou comunidade virtuais de aprendizagem passou ser importante na construção coletiva do conhecimento, sendo comumente associadas a processos de inovações. Inovar é essencial para a sociedade globalizada que se apresenta e que é fortemente alavancada pela educação, nesse contexto, a educação assume o papel de divisor de águas para um país que necessita de desenvolvimento não só econômico como intelectual. Preparar professores com esta visão de compartilhamento, colaboração, autoria e coautoria parece pertinente na medida em que, estes serão os disseminadores e incentivadores de práticas abertas na educação. Sendo assim, o presente artigo objetiva discorrer sobre a possível interlocução dos Recursos Educacionais Abertos (REA) com as políticas para formação inicial de professores vigente, principalmente no que diz respeito às Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo da pesquisa se consolidou em analisar se utilização de REAs é fomentada nas legislações específicas para formação de professores. Para tanto, foi feito um recorte das políticas para formação inicial de professores, buscando as dimensões: formação inicial de professores e utilização de REAs. A metodologia escolhida foi a descritiva utilizando para coleta de dados referenciais bibliográficos existentes sobre REA e análise das legislações que amparam a formação de professores, objetivando encontrar subsídios que apontem para o fomento, utilização e inserção dos recursos educacionais abertos na formação inicial de professores. Optou-se por analisar os dados de forma qualitativa, buscando identificar nas legislações se a palavra REA é mencionada bem como a quantidade de ocorrência da mesma. Os aportes teóricos e os dados aqui analisados apontam inicialmente para a necessidade de valorização e fomento destes recursos na formação dos profissionais da educação nos diversos níveis e modalidades, bem como seu incentivo, os dados também revelam que a utilização destes recursos estão em consonância com as legislações e que são importntes se aplicados dentro de um contexto definido.

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Publicado

2018-11-12