O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SENASP: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA SERVIDORES PENITENCIÁRIOS

Pauline Vielmo Miranda, Gustavo Rissetti

Resumo


A Educação a Distância (EAD) vem ao longo dos anos angariando posição de destaque no processo educativo de nosso país, possibilitando novas formas de expandir a educação a lugares nunca antes pensados. A necessidade de compreensão dos processos de interatividade, direcionamento dos estudos, processos colaborativos, recursos e ferramentas utilizados pelos alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com vistas a uma melhor definição de novas práticas frente aos estudantes são alguns desafios da EAD. Dentro desta temática, podemos destacar o AVA de Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em que servidores da segurança pública federal e estadual, utilizam-se das Tecnologias da Informação e Comunicação como um modo de formação continuada. Esse trabalho teve por objetivo analisar a importância da educação a distância para a aprendizagem de servidores penitenciários que utilizam o AVA SENASP. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se estrutura em uma revisão bibliográfica, contextualizando a Educação a Distância, apresentando o SENASP e estudos na temática de avaliação de ambientes virtuais. O AVA pesquisado, utiliza como metodologia a abordagem construtivista, pautada na andragogia e na educação de pares. Com a oferta de cursos de formação continuada para servidores penitenciários, espera-se que o aluno tenha condições de articular o processo de trabalho e a aprendizagem de forma coerente, em relação às práticas e reflexões que atendam às necessidades de formação de cidadãos e profissionais críticos e conscientes de seu papel no mundo do trabalho.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576