UM OLHAR SOBRE OS MOOCS NO CAMPO DA PEDAGOGIA

Autores

  • Karen Graziela Weber Machado
  • Pricila Kohls dos Santos

Resumo

Na atualidade, considera-se uma necessidade a formação de professores, nesse sentido compreende-se que os Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs) podem ser uma ferramenta valiosa para desenvolver aprendizagens significativas, visando atender as necessidades e os interesses dos estudantes. Este estudo tem por objetivo realizar um levantamento das características dos MOOCs atuais vinculados ao campo da Pedagogia, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa de cunho exploratório, a partir da análise de dados na plataforma Miríadax. Esta por sua vez, oferta cursos online massivos abertos de universidades e instituições ibero-americanas. A fundamentação teórica do estudo se desenvolve a luz de autores como Helena Maria Chaves Boal, Luciane Stallivieri, Philip G. Altabach, George Siemens, entre outros. A relevância do tema para o 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias Ativas relaciona-se ao fato dos MOOCs serem mais uma possibilidade que as tecnologias digitais estão oferecendo à área educacional. Além disso, aborda uma tendência da educação atual, os MOOCs podem ser considerados uma modalidade de cursos que podem ser feitos em paralelo à educação presencial como recurso auxiliar para o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e de outras competências ou ainda ampliar, potencializar e atualizar o conhecimento do indivíduo que tem interesse em aprender mais, de forma flexível e gratuita. Neste sentido, abordar a temática proposta pode servir para ampliar o diálogo entre docentes em vista das questões educacionais da atualidade e, também, contribuir para desenvolver e aprimorar os conhecimentos. Foram encontrados 32 cursos referentes à área da Pedagogia, representando assim 7,30% dentre os 438 cursos disponíveis. As temáticas, a duração e o número de horas estimadas referentes aos cursos online massivos abertos são diversos. Nestes cursos o idioma espanhol é o predominante. Não foram encontrados MOOCs ofertados por instituições de educação brasileira. É importante ressaltar que muitas temáticas, principalmente aquelas voltadas à tecnologia, educação e inovação educativa estão disponíveis e podem ampliar os currículos dos cursos, bem como trazer uma experiência de diferentes contextos e países para a formação nos cursos de Pedagogia brasileiros. Portanto, compreendemos que conhecer as características dos MOOCs relacionados à Pedagogia pode favorecer a participação de acadêmicos, professores e demais interessados que buscam desenvolver aprendizados por meio de uma capacitação significativa neste campo de conhecimento e, também, o desenvolvimento de novos cursos.

Downloads

Publicado

2018-11-12