AVALIAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO COM O POWERPOINT PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

Autores

  • Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo
  • Marcia Machado Marinho
  • Gabrielle Silva Marinho
  • Emmanuel Silva Marinho

Resumo

O ensino de Química deve proporcionar ao estudante habilidades e competências para que o mesmo tenha capacidade de participar de forma eficiente de situações problemas do dia a dia. Visto que, os conhecimentos químicos estão presentes em diversos setores ocupados pelo homem, sendo portanto relevantes para o desenvolvimento social. Porém, observa-se um ensino focado na mera transmissão de conteúdo, que pouco contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Desta forma, nota-se a necessidade de inserir no cenário educacional novos materiais e métodos de ensino que possibilitem uma educação de qualidade. Sendo os recursos provenientes das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) uma excelente alternativa. As NTICs trouxeram ao sistema de ensino inúmero novos recursos, incluindo o tão conhecido PowerPoint, este contém características e funções que o podem transformar em um objeto educacional com grande diferencial. Diante da necessidade de buscar novos métodos de ensino e a possibilidade de uso do recurso PowerPoint, este trabalho teve como objetivo avaliar um objeto educacional desenvolvido com a ferramenta PowerPoint para o ensino de Química. A presente pesquisa de caráter exploratória/descritiva foi desenvolvida com licenciandos do  curso de Química da FAFIDAM/UECE. A mesma foi realizada em 2 momentos, a saber: I – Disponibilização do Objeto Educacional para os Estudante; II – Aplicação de um questionário avaliativo. O questionário apresentava 04 critérios que seriam utilizados para avaliar o objeto, os quais eram: Atenção, Imersão, Desafio e Relevância. De acordo com as respostas, foi possível observar que o objeto apresentou características que satisfizeram grande parte dos alunos participantes. Características relacionadas a forma que o conteúdo era apresentado (100% de satisfação), sendo que de acordo com a maioria, apresentava algo que contribuiu para mantê-los atentos, 100% afirmara que foi devido a interface atraente e 62,5% consideraram o jogo desafiador, com questões que podem contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem. 100% mostram-se satisfeitos quanto a capacidade de o objeto poder contribuir com o desenvolvimento do conhecimento e desempenho profissional. Diante das respostas obtidas, foi possível concluir que o objeto avaliado pode vim a ser um recurso com um grande diferencial no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, vale ressaltar que a presente pesquisa funcionou como uma avaliação inicial para verificar se o objeto tinha condições de ser utilizado em uma aula de Química, abrindo espaço para avaliar sua real qualidade quando aplicado em sala de aula.

Downloads

Publicado

2018-11-12