REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar alguns aspectos intrínsecos ao processo de ensino e aprendizagem a partir da perspectiva de docentes em exercício no RS. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada e exploratória. Para tanto, vinte e dois professores universitários foram convidados a responder (amostra intencional e não-probabilística) um questionário, disponibilizado de modo eletrônico e anônimo. O procedimento de coleta de dados eleito para esta pesquisa foi o questionário por possibilitar maior liberdade nas respostas em função do anonimato e flexibilidade quanto ao horário de resposta. As respostas às questões foram analisadas em um primeiro momento utilizando um protocolo desenvolvido com base nos estudos de Bardin, composto por três etapas: pré-análise, codificação e tratamento dos resultados. Desta forma obteve-se categorias e subcategorias de análises emparelhadas por sinonímia. Os resultados destas análises foram submetidos a uma segunda análise, para extração de padrões representativos e implícitos aos dados, realizada a partir do software Weka. Com esta ferramenta, e a partir de algoritmos de clustering, foi possível observar a formação de clusters que representam padrões pois agregam elementos similares contidos nas respostas dos professores. Analisando as respostas observou-se que 68% deles ministram aulas em instituições privadas e 32% possuem carga-horária entre 11h e 20h semanais. Dentre as metodologias citadas, provas, seminários e relatórios/resenhas críticas apareceram com a maior expressão. A maioria dos professores indicou acreditar que o desempenho dos estudantes reflete com fidedignidade sua aprendizagem. E, sobre o uso das tecnologias digitais, 82% dos respondentes indicaram que as utilizam, das mais variadas formas. Além disso, na análise dos agrupamentos foi possível encontrar relações entre as diferentes áreas do conhecimento e métodos de avaliação da aprendizagem, dinâmica das aulas e tecnologias digitais utilizadas. Assim, alinhando-se a outras pesquisas sobre as mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente em nível superior, considera-se que analisar estes processos sob a perspectiva de docentes em exercício pode contribuir para sua compreensão e qualificação por possibilitar reflexões sobre sua execução.