A cidade como lugar de formação docente pela ótica da escola clássica de atenas
Resumo
A Escola de Atenas é representada num afresco localizado na sala da Assinatura, no Vaticano. Essa obra, mundialmente conhecida, apresenta inúmeros herdeiros do legado de Platão e Aristóteles, presentes no centro da épica pintura de Rafael Sanzio. Logo, este artigo apresenta reflexões a respeito da formação do professor sobre a ótica dessa escola e busca levantar os seguintes questionamentos: na atual conjuntura formativa docente onde o termo “crítico” se faz presente quase como um jargão, como seria a formação do professor, por meio das orientações dos velhos gregos que buscavam a formação integral humana, cujo fim era o bem comum da polis? Platão e Aristóteles poderiam ser a raiz epistemológica, pensando na qualidade formativa docente, em contrapartida ao atual contexto educacional contemporâneo? Na busca por respostas, este estudo se fundamenta na revisitação dos clássicos gregos, vislumbrando a formação integral humana, sendo o fim a vida virtuosa na cidade que se autoeduca, além de uma análise da configuração da atual educação brasileira, a qual prioriza a formação crítica, e pouco ou nada a formação integral docente, como reza a Paideia: A formação do homem grego, de Jaeger (2013); A República (1997), de Platão; e Ética a Nicômaco (2014), de Aristóteles; com vistas a levantar discussões sobre um tema pouco abordado no meio acadêmico, contribuindo, assim, para um estudo epistemológico expressivo.
Referências
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Editora Lafonte, 2017.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Editora Martin Claret, 2014.
BRUGGEMANN, Marcelo Vagner. Cidade educadora e escola clássica de Atenascomo proposta de pedagogia urbana em Caieiras. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 6, ed. 10, v. 7, p. 82-99. Disponivel em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/cidade-educadora. Acesso em: 05 nov. 2021.
JAEGER, Werner. PAIDEIA: A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
MARITAIN, Jacques. Humanismo Integral. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945.
PLATÃO. A República. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
POZZOLI, Lafayette. Vida, trabalho e legado de Jacques Maritain para construir uma sociedade fraterna e com paz. Brazilian Journal of Development, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1687 Acesso em: 05 nov. 2021.
SOUZA, Carlos Aurélio Mota de. Valores de vida, violência e dignidade humana na cidade. Instituto Jacques Maritain do Brasil, 2017. Disponível em: http://maritain.org.br/valores-de-vida-violencia-y-dignidad-humana-en-la-ciudad/. Acesso em: 05 nov. 2021.