Análise de erros: um método para identificar conhecimentos prévios sobre frações

Autores

  • Alessandra Natália dos Passos
  • Patrícia Ignácio

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal dar visibilidade a modos de identificar os subsunçores necessários para a ocorrência de aprendizagem significativa de matemática numa turma de 7o ano, a luz da Teoria da Aprendizagem de Ausubel, discorrendo sobre a análise de erros manifestados pelos alunos como indicadores dos conhecimentos prévios que não estão estabilizados na estrutura cognitiva do aluno. Para mapear tais erros, se fez necessário o uso da avaliação com caráter diagnóstico, que buscou evidências do que o aluno já sabia, com a utilização de três diferentes instrumentos de coletas de dados que tratavam do objeto de conhecimento Frações, conteúdo estudado no ano anterior. Por fim, sugere-se ao aluno a compreensão de seus erros, que podem implicar na aprendizagem dos próximos conteúdos, já que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) também baseia-se em aprendizagens mínimas, cada vez mais aprofundadas e complexas. Como resultado, pode-se concluir que a análise de erros proporciona novas oportunidades de ensino e de aprendizagem.

Referências

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Publicado

2024-06-30

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Artigos