Pensando as raízes: os pedagogos precursores do tema da espiritualidade na educaçao

Autores

  • Andrea Bernardes Lopes
  • Luciana Fernandes Marques

Resumo

Este estudo buscou explorar alguns autores considerados clássicos na educação como Pestalozzi e Montessori no que tange aos fundamentos teóricos para a inserção do tema da religiosidade/espiritualidade na Educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de analisar as visões desses autores, por meio de literatura publicada em artigos, revistas científicas, teses e dissertações. Foi constatado que Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Rivail e Montessori apresentaram uma concepção ampliada sobre as potencialidades da criança e uma visão acurada do Ser integral. Conclui-se que eles contribuíram de forma significativa para a evolução da história da educação na sua época e após terem passado por verdadeiras “batalhas” diárias nas suas vidas pessoais, construíram uma sólida caminhada e modificaram o fazer docente em direção a educação integral e a inclusão da religiosidade/espiritualidade no ensino.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos