Programa residência pedagógica: relato de experiência exitosa na formação de professores

Autores

  • Marlene Ferreira da Costa
  • Marlene Soder Ressler

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo principal apresentar as observações das aulas e as práticas realizadas durante o período de pandemia com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Taquara- RS, por meio do Programa Residência Pedagógica em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT. Essa experiência foi realizada totalmente de forma remota, portanto as observações das aulas e, posteriormente, as práticas deram-se por intermédio da plataforma Classroom, a qual se revelou essencial para conectar alunos e professores. Essa experiência foi, além de desafiadora, fundamental para a formação acadêmica, pessoal e profissional, pois sabemos o quanto ser professor é um exercício diário que nos exige conhecimento,vivências e muita paciência. Durante esse período de pandemia, no qual o distanciamento social fez parte de nosso cotidiano, para acompanhar semanalmente as aulas, o uso das novas tecnologias foi essencial, buscando alternativas criativas para a realização das atividades durante o estágio, com aporte da Base Nacional Comum Curricular e proporcionando para os estudantes e docentes uma aprendizagem significativa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 ago. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NÓVOA. Antônio. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12421028.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

Nova Escola. Coordenação pedagógica: a importância da observação de sala de aula e do acompanhamento no ensino remoto. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20294/coordenacao-pedagogica-a-importancia-da-observacao-de-sala-de-aula-e-do-acompanhamento-no-ensino-remoto. Acesso em: 24 ago. 2021.

PIMENTA, S. G. 2002. O estágio na formação de professores. 5. ed. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos