Vivência de licenciandos em espaço não formal de educação ambiental
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender as impressões de licenciandos, matriculados no componente curricular de Sustentabilidade Socioambiental, de uma instituição privada de Ensino Superior, sobre uma vivência realizada em um espaço não formal de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratória. As informações foram produzidas mediante um instrumental on-line em que os 20 participantes da vivência tiveram a oportunidade de manifestar as suas impressões após realizar uma atividade guiada de 2h, no mencionado espaço. Tais impressões constituíram o corpus de análise, sendo este tratado mediante a análise textual discursiva, de onde emergiram duas categorias: i) A vivência no centro de educação ambiental como possibilidade de mobilizar situações de ensino e aprendizagem e, ii) A vivência no centro de educação ambiental como potencializadora de reflexões pessoais. Os resultados fornecem indicativos da relevância deste tipo de vivência como modo de ampliar tanto condutas pedagógicas, quanto pessoais em relação à temática, que poderão impactar no trabalho futuro destes licenciandos.
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