REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, DESAFIOS E EXIGÊNCIAS

Autores

  • Joanire de Souza Pinto
  • Jéssica Maís Antunes
  • Rosemari Lorenz Martins

Resumo

Este artigo trata sobre políticas públicas educacionais voltadas para a formação do professor e para a alfabetização dos alunos. Traz uma breve apresentação do PROFA-Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Pibid e o Pró-Letramento, programa de formação continuada de professores que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental, entre 2008 e 2010. O objetivo da pesquisa é realizar algumas reflexões sobre as contribuições dessas políticas para o trabalho docente. Para isso, foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre o tema, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo. Conclui-se que cada um desses programas têm contribuído significativamente no processo da formação dos docentes. Porém, fica em aberto a necessidade de ampliar a reflexão sobre a necessidade de pensar projetos emergentes para se discutir práticas pedagógicas frente ao atual contexto de mudanças rápidas, e os novos desafios voltados para a globalização da comunicação, a era da informação, os dilemas de conhecimento, da conectividade no ambiente educacional, que impactam diretamente na atuação do professor.

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Publicado

2022-06-07

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Artigos