A PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
Resumo
Este artigo tem como finalidade despertar o pensamento acerca do inconsciente familiar e educacional e refletir sobre o papel do psicopedagogo em um contexto cujo foco principal é a criança com deficiência. Para isso, é necessário analisar a importância da Psicopedagogia Clínica no processo de inserção da criança no mundo da aprendizagem, bem como refletir sobre algumas contribuições do olhar psicanalítico na clínica psicopedagógica. Dessa forma, o artigo terá como metodologia a revisão bibliográfica de autores como Alicia Fernandez (1991), Winnicott (1982), Levin (2007) dentre outros da área psicopedagógica e psicanalítica, além de experiências profissionais nas escolas da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Referências
ANDRADE. Maria. Afetividade na relação professor-aluno. 2010. Disponível em: www.administradores.com.br/artigos/carreira/afetividade-e-aprendizagem-relacao-professor-e-aluno/44105/. Acesso em: 02 abr. 2020.
BEAUCLAIR. J. Para entender Psicopedagogia: perspectivas atuais e desafios futuros. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007.
DANTAS, H.; LA TAILLE, Y. de; OLIVEIRA, M. K. de. Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon. In: DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon – Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus Editorial. 1992.
FERNÁDEZ, Alícia. A Inteligência Aprisionada: Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed,1991.
______. Crer é Criar. Revista Educação. ed. 256. Agosto/2002.
Disponível em: www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_educacao/agosto02/entrevista.htm>. Acessado em: 03 abr. 2018.
FERREIRA, G.M.G. et al. Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2007.
LEVIN, E. A clínica psicomotora: o corpo na linguagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
______. A função do filho: espelhos e labirintos da infância. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.
MARREGA, S. N. Alicia Fernández e Psicopedagogia. 2013. Disponível em: www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/alicia-fernandez-e-a-psicopedagogia/55506. Acesso em: 02 abr. 2018.
ROTTA, N.T; OHLWEILER. L; RIESGO, R. dos Santos. Rotinas em Neuropediatria. Porto Alegre: Artmed. 2005.
SORDI, Regina O. Modalidade de Aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceito. Revista Psicopedagogia, [S.l], v. 26, n. 80, p. 303-312, 2009. Disponível em: www.revistapsicopedagogia.com.br/exportar-pdf/258/v26n80a15.pdf. Acesso em: 03 abr. 2018.
VERGUEIRO, P. V. Deficiência e doenças mentais: um estudo. São Paulo: Editora Mackenzie: FAPESP, 2001.
WINNICOTT, D.W. A criança e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora. 1982.