A METAMORFOSE NA ESCOLA: AS METODOLOGIAS ATIVAS E A INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM
Resumo
O presente estudo surgiu da necessidade de compreender qual é a visão do professor acerca das metodologias ativas diante das constantes mudanças pelas quais a escola e a educação estão passando. Desse modo, o objetivo central deste estudo é analisar e compreender a visão dos professores perante as metodologias ativas e a inovação no processo de ensinagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas abertas, com oito professores de duas escolas públicas do Vale do Sinos. A abordagem foi de um estudo exploratório, visando compreender e identificar o problema analisado por meio dos dados e do contexto geral. Concluiu-se que são necessárias mudanças na forma como o professor planeja e põe em prática sua ação docente, de estar aberto às novas formas de ensinar e às inovações, sejam elas tecnológicas ou não, buscando sempre proporcionar aos seus alunos possibilidades para a construção de conhecimentos, tornando-os sujeitos críticos, inovadores, participativos e ativos na sociedade.
Referências
AMBRÓSIO, Sara. Protagonismo discente: uma prática desafiadora e inovadora na educação básica. Brasil Escola, [s. l.], 2020. Disponível em: https://meuartigo. brasilescola.uol.com.br/educacao/protagonismo-discente-pratica-desafiadora-inovadora-educacao-basica.htm. Acesso em: 18 set. 2020.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista Pedagógica – Unochapecó, Chapecó, ano 4, n. 8, p. 65-77, jan./jun. 2002. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/ pedagogica/article/view/3911#:~:text=O%20texto%20discute%20o%20processo,quanto%20%C3%A0%20a%C3%A7%C3%A3o%20de%20apreender. Acesso em: 09 nov. 2020.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOSA, Fayson Rodrigo Merege; CANALLI, Micaella Paola. Qual a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem? EFDSports, Buenos Aires, ano 16, n. 160, set. 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd160/ a-importancia-da-relacao-professor-aluno.htm. Acesso em: 22 maio. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Persona, 1977.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Metodologia de projetos: Aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Coleção Agrinho, [s. l.], p. 95-116, 2014. Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/ 2014/09/ 2_04_Metodologia-de-projetos.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...]. Caxias do Sul: ANPAD, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/ conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501. Acesso em: 15 set. 2020.
BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ ensaio/v22n83/a02v22n83.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CUNHA, Maria Isabel. Bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 1989.
DAHER, Alessandra Ferreira Beker. O aluno e o professor: protagonistas do processo de aprendizagem. Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, mar. 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/19440786-Aluno-e-professor-protagonistas-do-processo-de-aprendizagem.html. Acesso em: 12 set. 2020.
EDUCADIGITAL. Design Thinking para educadores. [S. l.]: Instituto Educadigital, 2013. Disponível em: https://www.designthinkingforeducators.com/DT_Livro_ COMPLETO_001a090.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva. 2018.
GARAFALO, Débora. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova Escola, [s. l.], 25 jun. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/ 11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado. Acesso em: 21 mar. 2020.
GRAVATÁ, André et al. Volta ao mundo em 13 escolas: sinais do futuro no presente. São Paulo: Coletivo Educ-Ação, 2013. E-book. Disponível em: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/131015_volta_ao_ mundo_em_13_escolas.pdf. Acesso em: 28 set. 2020.
KEPLER, João. Inovação não é somente tecnologia. Startupi, [s. l.], 16 nov. 2015. Disponível em: https://startupi.com.br/2015/11/inovacao-nao-e-somente-tecnologia/. Acesso em: 30. set. 2020.
KNECKTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Inter Saberes, 2014. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/6445. Acesso em: 25 abr. 2020.
MASSON, Terezinha Jocelen et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: COBENGE, 2012. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104325.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
MORAN, José. Bases para uma educação inovadora. ECA USP, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ bases.pdf. Acesso em: 24 maio. 2020.
MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Periódico Científico Outras Palavras, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 93-114, 2016. Disponível em: http://revista.faculdade projecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/722/608. Acesso em: 15 set. 2020.
MUNIZ, Graziela Fraga Ferreira Queiroz et al. O papel do professor na Interação e construção do conhecimento em aulas de ciências. Revista PGS, Londrina, v. 15, n. 15, p. 381-387, dez. 2014. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ ensino/article/view/448/417#:~:text=Para%20que%20ocorra%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o,promova%20a%20curiosidade%20dos%20alunos.&text=O%20objetivo%20da%20aprendizagem%20significativa,o%20conhecimento%20do%20senso%20comum. Acesso em: 24 maio 2020.
NOEMI, Débora. 4 metodologias de ensino inovadoras que você deve conhecer. Escolas Disruptivas, [s. l.], 14 nov. 2019. Disponível em: https://escolasdisruptivas. com.br/metodologias-inovadoras/4-metodologias-de-ensino-inovadoras-que-voce-deve-conhecer/. Acesso em 23. maio. 2020.
NÓVOA, Antônio. Aprendizagem não é saber muito. Carta Capital, [s. l.], 27 abr. 2015. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/antonio-novoa-aprendizagem-não-e-saber-muito/. Acesso em: 27 set. 2020.
NÓVOA, António. Entrevista António Nóvoa. UFJF, [s. l.], 14 maio 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/05/14/entrevista-antonio-novoa/. Acesso em: 20 abr. 2020.
PAGAMUNCI, Mirian Eduarda. Tecnologia, inovação e educação: uma análise reflexiva. Gestão Escolar, Curitiba, 2020. Disponível em: http://www.gestaoescolar. diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_mirian_eduarda_pagamunci.pdf. Acesso em: 25 maio. 2020.
PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n58/0103-636X-bolema-31-58-0739.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
PINTO, Diego de Oliveira. Descubra o que tem sido feito para promover a inovação na educação. Lyceum, [s. l.], 21 jan. 2019. Disponível em: https://blog.lyceum. com.br/inovacao-na-educacao/. Acesso em: 25 maio. 2020.
PUJOL, Leonardo. A importância das metodologias inovativas em cenários de incerteza. Desafios da Educação, [s. l.], 08 out. 2018. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/metodologias-inov-ativas-mundo-vuca/. Acesso em: 28 maio. 2020.
RATIER, Rodrigo; ANNUNCIATO, Pedro; VASCONCELLOS, Alice. Inovação: o que vai ajudar a mudar sua aula. Nova Escola, [s. l., 2020?], Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8735/inovacao-o-que-vai-ajudar-a-mudar-sua-aula. Acesso em: 30 maio 2020.
RIO GRANDE DO SUL (RS). Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/ 1532.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
SÁ, Robison Gomes. A escola e o seu papel na construção do protagonismo juvenil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 3, n. 8, p. 74-83, 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ educacao/protagonismo-juvenil. Acesso em: 18 set. 2020.
SAHAGOFF, Ana Paula da Cunha. Metodologias ativas: um estudo sobre as práticas pedagógicas. In: JÚNIOR, Jacks de Mello Andrade; SOUZA, Liliane Pereira; SILVA, Neidi Liziane Copetti. (orgs). Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Inovar. 2019. E-book. Disponível em: https://editorainovar.com.br/_files/200000136-4505c4505e/Livro%20Metodologias %20ativas%20pr%C3%A1ticas%20pedag%C3%B3gicas%20na%20contemporaneidade-0.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
SAISI, Katia. Estratégias inspiradoras para professores protagonistas. Pluricom Comunicação Integrada, [s. l.], 04 maio 2011. Disponível em: http://www.pluricom. com.br/clientes/grupo-sm/noticias/2011/05/estrategias-inspiradoras-para-professores-protagonistas. Acesso em: 22 maio. 2020.
SCHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). 1. ed. Lajeado: Univates, 2018. E-book. Disponível em: https://www.univates.br/ editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.
SILVA, Cristiano Pereira; LIMA, Tatiana Gonçalvez. Metodologia ativa no ensino técnico profissionalizante e ensino superior: uma análise das vantagens e contribuições na formação dos educandos. In: JÚNIOR, Jacks de Mello Andrade; SOUZA, Liliane Pereira; SILVA, Neidi Liziane Copetti (orgs.). Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Inovar, 2019. E-book. Disponível em: https://editorainovar.com.br/_files/200000136-4505c4505e/Livro%20 Metodologias%20ativas%20pr%C3%A1ticas%20pedag%C3%B3gicas%20na%20contemporaneidade-0.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
SILVA, Andressa Piontkowski de Souza; SILVA, Aparecida Rodrigues; JORDAN, Célia. Metodologias criativas, Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, Goiânia, v. 7, n. 7, p. 372-377, 2015. Disponível em: https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/download/345/312. Acesso em: 23. abr.2020.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, ed. esp. n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602014000800079&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 27 maio 2020.