A METAMORFOSE NA ESCOLA: AS METODOLOGIAS ATIVAS E A INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM

Autores

  • Paula Maristela Teleken
  • Maria de Fátima Reszka

Resumo

O presente estudo surgiu da necessidade de compreender qual é a visão do professor acerca das metodologias ativas diante das constantes mudanças pelas quais a escola e a educação estão passando. Desse modo, o objetivo central deste estudo é analisar e compreender a visão dos professores perante as metodologias ativas e a inovação no processo de ensinagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas abertas, com oito professores de duas escolas públicas do Vale do Sinos. A abordagem foi de um estudo exploratório, visando compreender e identificar o problema analisado por meio dos dados e do contexto geral. Concluiu-se que são necessárias mudanças na forma como o professor planeja e põe em prática sua ação docente, de estar aberto às novas formas de ensinar e às inovações, sejam elas tecnológicas ou não, buscando sempre proporcionar aos seus alunos possibilidades para a construção de conhecimentos, tornando-os sujeitos críticos, inovadores, participativos e ativos na sociedade.

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Publicado

2022-06-07

Edição

Seção

Artigos