A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Juliana Flesch Schnorr Rodrigues
  • Juliana da Silva Carminatti

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender os impactos do confinamento domiciliar, como medida de contenção, em função da pandemia de Covid-19, no desenvolvimento socioemocional das crianças e, a partir disso, investigar a invisibilidade da criança durante esse cenário pandêmico. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Os procedimentos éticos, a coleta e a análise de dados embasaram-se em estudos de dados teóricos e realização de dois grupos focais, um com quatro profissionais que atuam como professoras da rede privada de ensino de uma escola situada na região do Vale do Paranhana, docentes da Educação Infantil e sete pais de alunos da mesma instituição. Através deste estudo procurou-se descobrir quais estão sendo os impactos da alteração de hábitos devido à pandemia Covid-19, percebidos pelos pais e professores no desenvolvimento socioemocional das crianças entre dois e cinco anos. Os resultados mostraram que o confinamento domiciliar e o isolamento social, devido à pandemia Covid-19, impactaram diretamente no desenvolvimento emocional das crianças. Além disso, concluiu-se que não foi possível protegê-las totalmente da invisibilidade.

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2022-06-07

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Artigos