A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender os impactos do confinamento domiciliar, como medida de contenção, em função da pandemia de Covid-19, no desenvolvimento socioemocional das crianças e, a partir disso, investigar a invisibilidade da criança durante esse cenário pandêmico. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Os procedimentos éticos, a coleta e a análise de dados embasaram-se em estudos de dados teóricos e realização de dois grupos focais, um com quatro profissionais que atuam como professoras da rede privada de ensino de uma escola situada na região do Vale do Paranhana, docentes da Educação Infantil e sete pais de alunos da mesma instituição. Através deste estudo procurou-se descobrir quais estão sendo os impactos da alteração de hábitos devido à pandemia Covid-19, percebidos pelos pais e professores no desenvolvimento socioemocional das crianças entre dois e cinco anos. Os resultados mostraram que o confinamento domiciliar e o isolamento social, devido à pandemia Covid-19, impactaram diretamente no desenvolvimento emocional das crianças. Além disso, concluiu-se que não foi possível protegê-las totalmente da invisibilidade.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas. 2021. Disponível em: https://d24am.com/saude/pesquisadores-alertam-para-riscos-de-criancas-expostas-a-telas/. Acesso em: 20 ago. 2021.
ARAÚJO, Idhone Oliveira. A importância da educação infantil em tempos de Pandemia. 2020. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1477/1/TCC%20%20-%20IF%20-%20Idhone%20Oliveira%20Ara%c3%bajo.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.
ATKINSON, Rita L. et al. Introdução à psicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 438-442, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf. Acesso em: 10 abr 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, 2018.
COSTA, Maria de Fátima Góes da; CAVALCANTE, Lília Ieda Chaves; COSTA, Elson Ferreira. O trabalho dos pais e o desenvolvimento dos filhos no contexto da pandemia de Covid-19: Um olhar bioecológico. Research, Society and Development, [S.l], v. 10, n. 10. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18730/16655. Acesso em: 26 ago. 2021.
DIAMOND, Adele; LEE, Kathleen. Interventions shown to aid executive function
development in children 4 to 12 years old. Science, [S.l], v. 333, n. 6045, p. 959-964.
FELIPE, Jane. O desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis E. (Orgs.). Educação Infantil: pra que te quero?. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2001. p. 27-37.
FIOCRUZ. Crianças na Pandemia Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., 1996.
GOTTI, Alessandra. E agora, como fica o ano letivo em 2021? Nova Escola. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20000/e-agora-como-fica-o-ano-letivo-de-2021-. Acesso em: 05 abr. 2021.
HAMPSHIRE, Juliana. Como reforçar a confiança e vínculo entre professores e alunos diante das incertezas de 2021. [Entrevista concedida a ] Maria Victória Oliveira. Por vir. 2021. Disponível em: https://porvir.org/como-reforcar-a-confianca-e-vinculo-entre-professores-e-alunos-diante-das-incertezas-de-2021/. Acesso em: set. 2021.
LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 37, p. 1-14, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510. Acesso em: 17 mar. 2021.
MACHADO, Joana Bartolomeu; PEREIRA JUNIOR, Lucimar da Silva. Educação em tempos de Pandemia: desafios no ensino remoto emergencial ao trabalhar com jogos e brincadeiras. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/educacao-infantil-em-tempos-de-pandemia-desafios-no-ensino-remoto-emergencial-ao-trabalhar-com-jogos-e-brincadeiras. Acesso em: 23 ago. 2021.
PASTORE, Marina Di Napoli. Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos? 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/919/1285. Acesso em: 18 mar. 2021.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/ManuelJacintoSarmento.pdf. Acesso em: 20 ago 2021.
SAYURI, Juliana. Como a covid desafia a ciência após mais de um ano de pandemia. 2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/12/Como-a-covid-desafia-a-ci%C3%AAncia-ap%C3%B3s-mais-de-um-ano-de-pandemia. Acesso em: 22 abr. 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. São Paulo: Editora Ubu, 2019.
______. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.