UMA ANÁLISE DA PAISAGEM CULTURAL DA LINHA TEMERÁRIA, COMO INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO

Autores

  • Silvio Silmar Peters
  • Márcia dos Santos Ramos Berreta

Resumo

A paisagem da Linha Temerária foi fortemente marcada pela colonização germânica a partir de 1860, quando ocorreu o assentamento dos primeiros grupos sociais europeus na localidade. Como forma de estabelecer relações e conexões de conhecimentos e aprendizados entre a paisagem como Marca-Matriz e os estudantes da comunidade rural, este estudo tem como objetivo principal evidenciar práticas a partir das experiências deles com o espaço no qual interagem cotidianamente. O estudo promovido na localidade ocorreu no período de 2018 a 2019. Para tal, inicialmente, foi estabelecido um caminho metodológico, que iniciou com um levantamento bibliográfico, observações com registros fotográficos e reflexões durante uma jornada na Linha Temerária. Analisando as possibilidades de práticas educativas híbridas que o lugar e a paisagem local oferecem, professor e estudantes passam a ser construtores de sentidos sobre a realidade a que estão expostos, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem, cujas ações estão voltadas para a educação patrimonial e socioambiental, que resultou na elaboração de dois produtos para fins de divulgação, reflexão e preservação do patrimônio cultural e natural da localidade de Linha Temerária, em Nova Petrópolis.

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Publicado

2022-06-07

Edição

Seção

Artigos