PADARIA, INFLAÇÃO E EDUCAÇÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Moisés Waismann
  • Judite Sanson de Bem
  • Rute Henrique da Silva Ferreira

Resumo

O mundo contemporâneo traz consigo a necessidade de incorporar novos conteúdos tanto para lidar com problemas do dia a dia, quanto para o desenvolvimento da ciência, gerando a necessidade de múltiplos olhares. Nesse contexto, a interdisciplinaridade na educação tem sido alvo de discussões nas últimas décadas, principalmente quando se fala em formar um profissional empreendedor, preparado para atuar em equipes multiprofissionais. Este artigo discute uma proposta de trabalho conjunto realizado na educação superior em disciplinas das áreas de Gestão e Negócios e Inovação e Tecnologia, envolvendo a resolução de situações-problema interdisciplinares, em dois semestres distintos. Como estratégia, adotou-se o trabalho em grupos mistos, com pelo menos um integrante de cada disciplina, em divisão realizada previamente pelos professores e aulas no formato on-line. Nos dois semestres em que esse tipo de atividade foi proposto, observou-se um envolvimento dos alunos, que apontaram como muito proveitosa a troca de experiência e conhecimento entre as diversas disciplinas. Como docentes, foi possível perceber que o trabalho interdisciplinar, ao mesmo tempo em que atrai a atenção do aluno, também proporciona o desenvolvimento de habilidades que lhe permite fazer conexões entre as diversas disciplinas presentes em seu curso de graduação, podendo ser realizado tanto em aulas presenciais quanto on-line.

Referências

CONSTANTINI, Ulisses. Doze passos para montar uma padaria de sucesso. 04 maio 2018. Disponível em: https://sischef.com/montar-uma-padaria-de-sucesso. Acesso em: 20 out. 2020.

FAVARÃO, Neide Rodrigues Lago; ARAÚJO, Cíntia de Souza Alferes. Importância da Interdisciplinaridade no Ensino Superior. EDUCERE, Umuarama, v. 4, n. 2, p. 103-115, jul./dez., 2004.

FETRACONSPAR. Seu bolso – Inflação pesa até na conta da padaria. Disponível em: http://fetraconspar.org.br/01backup/index.php?option=com_content&view=article&id=37034:seu-bolso-inflacao-pesa-ate-na-conta-da-padaria&catid=161:economia&Itemid=85. Acesso em: 29 mar. 2021.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

GUIMARÃES, Patrícia Baldow; MAGALHÃES, Antônio de Pádua. A importância da interdisciplinaridade no ensino superior universitário no contexto da sociedade do conhecimento. Revista Científica Vozes dos Vales, Teófilo Otoni, v. 5, n. 9, p. 1-17, maio, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 29 mar. 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.

MONTAR UM NEGÓCIO. Como montar uma mini padaria. YouTube, 07 nov. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ueC11fKp_oE. Acesso em: 20 out. 2020.

PHILIPPI JR., Arlindo; SILVA NETO, Antônio J. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri, SP: Manole, 2011.

SILVA, Daguia de Medeiros; ARAÚJO, F.O.; FERREIRA, R.G. Interdisciplinaridade: Reflexões sobre Práticas Pedagógicas no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, [S.l], v. 1, n. 18, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8814/pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.

SYMBOLAB. Aplicativo disponível em: https://pt.symbolab.com/solver/ordinary-differential-equation-calculator. Acesso em: 20/10/2020.

THOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

UNILASALLE. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. Canoas, 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-07

Edição

Seção

Artigos