PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROBLEMÁTICA NO CONTEXTO REGIONAL

Shirlei Alexandra Fetter, Daniel Luciano Gevehr

Resumo


O presente estudo parte de um esforço reflexivo que busca elucidar e compreender a relação entre pesquisa e docência na formação de professores, tendo como objetivo problematizar o papel da universidade nesse processo. Tendo em vista a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional, considera-se imprescindível a reflexão em torno da formação de professores por ela operacionalizada, haja vista ser essa uma das atividades de maior impacto direto na formação cidadã e humana do espaço regional. Dessa forma, o presente estudo esboça a intensão de uma pesquisa a fim de obter o título de mestre, pretendendo apresentar um contributo à reflexão em torno da relação entre pesquisa e docência na formação de professores, evidenciando a função que exerce a universidade no desenvolvimento local e regional. A proposta da educação voltada para o desenvolvimento local e regional está diretamente vinculada à compreensão da necessidade de se formar pessoas que amanhã possam participar ativamente das iniciativas capazes de transformar o seu entorno E assim, proferir através da educação o sujeito como um ser consciente de sua transitividade crítica, racional e questionadora. Com referências à educação, neste sentido, a Universidade proporciona os conhecimentos necessários para que se possa agir e transformar sua realidade, isto é, ter e exercer uma cidadania, visto que as instituições de ensino têm autonomia para organizar os processos científicos de conhecimento e formação profissional, levando em consideração o ensino, pesquisa e extensão como processos inseparáveis.

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