PROJETO APROCHEGAR E A SOCIALIZAÇÃO DE SABERES E FAZERES NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIPAMPA
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP, vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), desenvolvido na Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Por se tratar de uma universidade multicampi, o projeto tem a função unir e fortalecer os laços dos cursos de Licenciaturas participantes do PRP. Sendo assim, os objetivos desse trabalho são: a) quantificar a participação no evento; b) ressaltar os espaços para reflexão e discussão; c) descrever a programação; d) relatar a importância da hospedagem solidária; e) apresentar as ações socioculturais e f) afirmar a importância e/ou relevância do evento. Adota-se a metodologia de pesquisa de análise documental de perspectiva exploratória. Foram utilizados os seguintes documentos para análise documental: lista de materiais para a hospedagem solidária, formulários das oficinas propostas e questionário de avaliação do projeto. Esperava-se para o evento aproximadamente: 200 estudantes graduação do curso de licenciatura (residentes), 25 professores da Educação Básica (preceptores) e 20 docentes-orientadores (professores do Ensino Superior). No entanto, devido às dificuldades para deslocamento e custeio das despesas, participaram aproximadamente 150 pessoas, das quais 78 responderam a ficha de avaliação do evento. A partir dos resultados encontrados pode-se inferir que estabeleceu um ambiente interativo, permitindo o fortalecimento de laços entre os residentes, docentes orientadores(as), preceptores(as), universidade-escola e núcleos, Além disso, contribuiu para o desenvolvimento e ampliação da união e do sentimento de pertencimento dos participantes do Programa e dos próprios campi da universidade, na possibilidade de constituição de espaço-tempo para inovar e (re)construir suas práticas pedagógicas criticamente.Referências
APROCHEGAR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/aprochegar/. Acesso em: 30 jul. 2019.
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
DOTTA, Leanete Thomas; LOPES, Amélia; GIOVANNI, Luciana Maria. Educação superior e formação de professores: o papel da investigação na constituição identitária profissional docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 561-594, jul./dez. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Identidade e pertença: disposições morais e disciplinares em um grupo de jovens. Etnográfica, Lisboa, v. 14, n. 1, p. 27-58, 2010.
MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.
MARCO, Fabiana Fiorezi de et al. A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n. 4, p. 298-306, out./dez. 2018.
MARTINS, Claudete da Silva Lima. Programa de residência pedagógica na UNIPAMPA: formação docente no horizonte da inovação pedagógica. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, 7., 2018, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2018.
MELLO, Elena Maria Billing; SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. Formação acadêmico-profissional de professores(as). Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 195-200, jan./abr. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 83, 1992.
UNIPAMPA. Edital 69/2019 do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA). 2019. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pda/files/2019/03/edital-unipampa-69-2019_pda-2019.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.