FRANCHISING COMO OPÇÃO DE INVESTIMENTO NA ATUAL CONJUNTURA DO PAÍS: UM ESTUDO DE CASO DA FRANQUEADORA DE CALÇADOS FEMININOS DO MUNICÍPIO DE CAMPO BOM – RS
Resumo
O crescimento do franchising e o seu caráter inovador apontam para uma tendência de mercado cada vez mais competitiva, em que empreendedores, atentos à realidade atual, procuram alternativas de investimento seguras. O artigo tem como objetivo geral relacionar as razões que elegem o franchising ser uma boa opção de investimento na atual conjuntura do país. Para fundamentar as análises realizou-se um eficiente levantamento bibliográfico, visando auxiliar na avaliação dos resultados. Assim, foi possível evidenciar os aspectos relevantes do estudo de caso, ou seja, os franqueados estão atentos e conscientes às qualidades contidas para um modelo de “negócio formatado” em relação a outros. Conclui-se que a operação é bem-sucedida em todos os aspectos e os franqueados sobrevalorizam os serviços prestados pela franqueadora e mantém uma ótima relação com ela, visando atingir o objetivo comum: o sucesso do negócio e o contínuo crescimento da marca franqueada no mercado.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING (ABF). Pesquisa de desempenho: 2º trimestre 2017. Disponível em: < https://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2015/09 /2017-Desempenho-do-Franchising-2-Trimestre.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2017.
BRASIL. Lei n° 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em: 03 abr. 2015.
CHERTO, Marcelo; RIZZO, Marcus. Franchising na prática. São Paulo: Makron Books, 1994.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ENTENDA a Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Folha de São Paulo, São Paulo, nov. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1548049-entenda-a-operacao-lava-jato-da-policia-federal.shtml>. Acesso em: 12 fev. 2018.
GIGLIOTTI, Batista Salgado. et al. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUETTA, Alain et al. Franchising: aprenda com os especialistas – ed. bilíngue. Rio de Janeiro: ABF-Rio, 2013.
HADDOW, A. et al. 'Macroeconomic uncertainty; what is it, how can we measure it and why does it matter?', Bank of England Quarterly Bulletin, n. 53, v. 2, p. 100–109, 2013.
LEITE, Roberto Cintra. Franchising: na criação de novos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LOPEZ, Paulo Ancona; VECCHI, Ana. A nova era do franchising: desvendando os segredos das franquias de qualidade. São Paulo: Infinito, 2000.
LUDWIG, Antonio Carlos Will. Fundamentos e prática de metodologia científica. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MAURO, Paulo C. Guia do franqueador: como crescer através do franchising. São Paulo: Nobel, 1994.
MENDELSOHN, Martin. A essência do franchising. 5. ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1994.
MENDEZ, Max de; LEHNISCH, Jean-Pierre. Como fazer da franquia um bom negócio. São Paulo: Nobel, 1991.
PAMPLONA, Claudia. A engenharia do franchising. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
PLÁ, Daniel. Tudo sobre franchising. Rio de Janeiro: SENAC, 2001.
PRESIDENTE do BNDES diz que “economia brasileira está anêmica”. Revista Exame, São Paulo, ago.2017. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/presidente-do-bndes-diz-que-economia-brasileira-esta-anemica/>. Acesso em: 14 ago. 2017.
SARAIVA, Alessandra; SALES, Robson. PIB caiu menos, mas conjuntura econômica ainda é grave, pondera IBGE. Revista Eletrônica Valor Econômico. Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/4584875/pib-caiu-menos-mas-conjuntura-economica-ainda-e-grave-pondera-ibge>. Acesso em: 07 set. 2016.
SCHNEIDER, Alexandre Alves. et al. Franchising: da prática à teoria. São Paulo: Maltese, 1991.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Notícias setoriais. Boletim Estudos & Pesquisas, n. 53, ago. 2016. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/bep_agosto2016.pdf>. Acesso em: 07 set. 2016.
SILVA, André Luiz Carvalhal da. Introdução à análise de dados. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.