Estilos de liderança: estudo de caso em uma cooperativa de saúde

Autores

  • Ana Paula Gomes
  • Fernando Dewes

Resumo

As sociedades cooperativas apresentam características próprias e distintas das organizações mercantis. Seus gestores operam em contextos organizacionais que se associam aos diversos agentes influenciadores dos padrões comportamentais emergentes na organização, entre os quais os estilos de liderança dos seus gestores. Por meio deste estudo de caso, de caráter exploratório e quantitativo, procurou-se identificar a possível predominância de estilos de liderança praticadosem uma cooperativa do ramo de saúde. Os dados foram coletados atravésde uma escala de avaliação dos estilos gerenciais, construída com base nos modelos de liderança situacional e validada por Melo (2004). A identificação dos estilos de liderança sugeriu a predominância do estiloorientado para o relacionamento. Diferenças significativas entre a auto percepção dos líderes e dos liderados foram encontradas, indicando que os líderes se percebem mais orientados para orelacionamento do que o percebido pelos seus liderados. Resultados encontrados nos diferentes setores da organização também são apresentados e discutidos. Características mais marcantes do perfil de liderança nessa organização são também sugeridas.

Referências

ALIANZA COOPERATIVA INTERNACIONAL - ACI. Whatis a co-operative? Disponível em:<http://www.learningcentre.coop/content/what-co-operative>. Acesso em: 04 jul. 2016.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Administração do Sentido. 2. ed.São Paulo: Atlas, 1994.

BLAKE, Robert; MOUTON, Jane. O Grid Gerencial III: a chave para a liderança eficaz. São Paulo: Pioneira, 1997.

BRASIL. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.- Lei nº 5.764/71, de 16 de dezembro de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1971.

BULGARELLI, Waldírio. As sociedades cooperativas e sua disciplina jurídica. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

FRANÇA, Limongi Ana Cristina. Comportamento organizacional: conceitos e práticas.São Paulo: Saraiva, 2008.

GAWLAK, Fabiane Ratzke. Cooperativismo: primeiras lições. Brasília: Sescoop, 2007.

GIBSON, James L. Organizações: comportamento, estrutura, processos. São Paulo: Atlas, 1991.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1989.

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Introdução à administração:6. ed. São Paulo: Atlas: Atlas, 2004.

______. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MELO, E. A. A. deEscala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação.Revista de Psicologia Organizacional e do Trabalho, v.4, n 2, Julho-Dezembro, p. 31-62, 2004.

MEINEN, Enio; PORT, Márcio. Cooperativismo Financeiro, percurso histórico, perspectivas e desafios. Edit. Confebras, 2014.

MONTANA, Patrick J.;CHARNOV, Bruce H. Administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVASBRASILEIRAS - OCB.Cooperativismo. 2016. Disponível em:<http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/>. Acesso em: 09 maio 2016.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – OCERGS.Disponível em:<http://www.ocergs.coop.br/>. Acesso em: 12 de out. de 2016.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 2001.

PERIUS, Vergílio Frederico. Cooperativismo e Lei. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.

______. Comportamento organizacional.9. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall,2005.

______. Comportamento organizacional.14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,2011.

SCHERMERHORN Jr., John R.Administração. 8. ed.Rio de Janeiro: LTC, 2007.

YOUNG, Lúcia Helena Briski. Sociedades cooperativas – Resumo Prático. Curitiba: Juruá, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Edição

Seção

Artigos