A influência do estilo de liderança exercido pelos gestores no desenvolvimento de suas equipes em uma empresa situada no Vale do Paranhana/RS: estudo de caso

Autores

  • Giovana de Souza Rick
  • Renan Ribeiro da Silva de Castro

Resumo

São as pessoas que formam uma organização e é através delas que atualmente se busca um diferencial relevante diante da alta competitividade exposta pelo mercado. Sendo assim, considerando autores como Macêdo, Schermerhorn, DuBrin e Bergamini percebe-se a necessidade cada vez maior de uma liderança eficaz nas organizações, de modo a potencializar as capacidades já existentes nos colaboradores. Este artigo tem por objetivo identificar a influência do estilo de liderança exercido pelos gestores sobre o desenvolvimento da sua equipe. Trata-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso exploratório com abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra abrangeu 21 (vinte e um) sujeitos de pesquisa, sendo 17 (dezessete) liderados e 4 (quatro) líderes, todos colaboradores da empresa situada no Vale do Paranhana/RS, que por hora será chamada de Empresa “X”. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário aos liderados e entrevista aos líderes. Os resultados obtidos através dos questionários, que foram baseados na escala de percepção de Likert, foram submetidos à análise estatística descritiva e nas entrevistas foi utilizado o método de análise interpretativa. Finalmente, percebeu-se a existência de influência positiva quanto ao estilo de liderança exercido pelos gestores sobre suas equipes. Entretanto, confirmou-se também a necessidade de uma avaliação individual, a fim de identificar possíveis pontos negativos com relação ao colaborador em específico e não generalizando a equipe.

Referências

BERGAMINI, Cecília W. Desenvolvimento de recursos humanos: uma prática estratégica de desenvolvimento organizacional. São Paulo: Atlas, 1980.

______. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

BRANDÃO, Luciana A. P. (2016). Desenvolvimento de lideranças: um relato de experiência em uma empresa de prestação de serviços. Repositório Digital Lume UFGRS. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br./>. (Acessado em 25/10/2016).

COOPER, R. Donald; Schindler, S. Pamela. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 2016.

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

GARRETT, Alexandre. Crenças e valores em nossas organizações. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

GRIFFIN, Ricky W.; Moorhead, Gregory. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006.

GUBMAN, Edward. Talento: desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

KRAUSZ, Rosa R. Coaching. Executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.

MACÊDO, Ivanildo Izaiasde; et al. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

MARSHALL, Goldsmith; et al. Coaching: o exercício da liderança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MEGGINSON, Leon C.; Mosley, Donald C.; Pietri, Jr.,Paul H. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harbra, 1986.

MORAIS, Roberto Tadeu Ramos. Administração: conceitos e práticas. Taquara: Faccat, 2007.

POSSI, Marcus. Gerenciamento de Projetos: volume 2: aspectos humanos e interpessoais. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

RAMOS, Juliana O. A utilização do coaching como ferramenta de desenvolvimento dos profissionais da agência Imigrante da Caixa. Repositório Digital Lume UFGRS. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br./>. (Acessado em 25/10/2016).

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHERMERHORN, Jr., John R.; et al. Fundamentos do comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos