O Clima Organizacional e a sua importância na equipe escolar: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Schmidt em Nova Hartz-RS
Resumo
O tema Clima Organizacional, a ser abordado no presente artigo, tem se tornado ao longo do tempo um termômetro para medir o ambiente laboral ao identificar fatores e proporcionar estudos e diagnósticos que contribuam para o ajuste de inconformidades ou mesmo provocar propostas de melhorias que possam favorecer ou intensificar o sucesso das pessoas e da organização. Para melhor entendê-lo buscaram-se subsídios em pesquisa bibliográfica e de campo, através de um estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Schmidt, de Nova Hartz, RS. O quadro funcional conta com dezesseis funcionários, em que dez deles, entre professores, pessoal administrativo e de cozinha, escolhidos aleatoriamente, consentiram em participar de uma pesquisa de clima, onde se pudesse avaliar como se figura o clima organizacional, naquele ambiente escolar, que até então nunca havia realizado uma avaliação como processo interno de averiguação de suas rotinas ou para analisar a instituição, o trabalho em equipe e a comunicação no ambiente laboral. O uso desta ferramenta, que consta de um questionário com dez questões fechadas, cujos conceitos serão medidos qualitativa e quantitativamente através de escala Likert, permite, em curto prazo, investigar a identificação de critérios e atributos valorizados pelas pessoas, bem como a necessidade de realizar capacitações e treinamentos que possam auxiliar no desenvolvimento e relacionamento interpessoal dos envolvidos, qualificados como pessoas com a responsabilidade também de contribuir com a difícil tarefa de moldar a sociedade, sem modificar a essência de cada um. Os resultados da pesquisa atenderam às expectativas do quadro organizacional, que poderá, a partir do feedback, implantar ações reparativas e de melhorias no ambiente laboral, tornando-o, numa visão holística, ainda mais motivador, transformador e crível.
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