O processo de comunicação interna nas organizações e seus reflexos no comportamento dos colaboradores: o caso do setor de saúde do SESI Sapiranga

Autores

  • Micheline Matei Beutler
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

O presente artigo aborda um estudo de caso aplicado ao setor de saúde do Sesi Sapiranga tendo como objetivo principal analisar o processo de comunicação interna nas organizações e seus reflexos no comportamento dos colaboradores.Com relação à metodologia adotada, a mesma foi exploratória, quantitativa, qualitativa e não probabilística, envolvendo um total de vinte participantes, entre eles dentistas, médico, engenheiro, técnicas em saúde, técnica em segurança do trabalho, médico do trabalho, fonoaudiólogas, assistente e analista técnico e gestor. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado tipo Likert e um questionário com pergunta aberta, sendo possível através dos mesmos analisar os processos e ferramentas de comunicação utilizadas pelo Sesi e como estes refletem no comportamento dos colaboradores. Dessa forma, conclui-se que a comunicação é de suma importância para as organizações e que o principal desafio do setor de saúde do SESI é o relacionamento interpessoal. Notou-se, por fim, que a comunicação é satisfatória e compreensível, entretanto alguns aspectos necessitam aprimoramento.

Referências

ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial. 2.ed. RJ: Elsevier, 2011.

BORDENAVE, Juan Diaz. O que é comunicação. SP: Brasiliense, 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede aera da informação: economia, sociedade e cultura. Porto Alegre: Paz e Terra, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

COLLIS, Jil; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed.Porto Alegre: Bookman, 2005.

CRESWELL, John W; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2 ed. Brasília: Casa das Musas, 2012.

GIL, Antônio Carlos Gil. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., 1996.

GRATES, G.F. Guess who’s got na idea? How engaged employees can be na organization’s greatest competitive weapon. Palestra na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), São Paulo: 26 out. 2006.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento. Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. RJ:Axcel Books do Brasil, 2004.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.).Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.

______.A comunicação como fator de humanização das organizações. 1. ed., São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano, SP: Difusão Editora, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______.Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NASSAR, Paulo. Comunicação interna a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2005.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; DE PAULA, Maria Aparecida. Interações no ambiente interno das organizações: Implicações da complexidade. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2005.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI RS. Disponível em: <http://www.sesirs.org.br>. Acesso em: 28 fev. 2016.

SILVA NETO, Belmiro Ribeiro. Comunicação corporativa e reputação: construção da defesa da imagem favorável. São Paulo: Saraiva, 2010.

TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática/ Maurício Tavares. -3. Ed.- São Paulo: Atlas, 2010.

TERCIOTTI, Sandra Helena; MACARENCO, Isabel. Comunicação empresarial na prática. São Paulo: Saraiva, 2009.

TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VIEIRA, Roberto Fonseca, 1946.Comunicação organizacional: gestão de relações públicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos