LIDERANÇA NO SETOR OPERACIONAL DE UMA EMPRESA CALÇADISTA NO VALE DO PARANHANA:

UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA TEMPERAMENTAL E DO GRID GERENCIAL

Autores

  • Felipe Augusto Souza da Silva
  • Errol Fernando Zepka Pereira Junior
  • Ricardo da Silva e Silva
  • Gabriel Guerra Braga Pereira

Resumo

Considerando a importância de analisar a influência temperamental na liderança no setor operacional calçadista, este trabalho tem por objetivo analisar a influência do perfil temperamental de Galeno no perfil de liderança da Jane Mouton. Para isso, procedeu-se uma metodologia de pesquisa com propósito diagnóstico, abordagem qualitativa, analisou os dados de forma interpretativa e método descritivo, coleta de dados através de entrevistas com 5 pessoas de cada setor. Dessa forma, observa-se que é possível inferir que os perfis temperamentais de fleumático e de sanguíneo podem ter uma relação direta com os perfis de liderança (5;5) Gerência de meio termo e (9;9) gerência em equipe. O que permite concluir que o fleumático influencia o estilo de liderança, porque quem tem esse temperamento é mais retirado das pessoas e faz o mínimo possível, tendo um equilíbrio entre a produtividade e as pessoas que o faz se encaixar mais no estilo de gerência de meio termo. Já o sanguíneo é mais alegre e objetivo com as metas e as pessoas que o faz se encaixar mais com o estilo de gerência em equipe.
Palavras-Chave: Temperamento; Liderança; Calçados; Cláudio Galeno; Jane Mouton.

Considering the importance of analyzing the influence of temperament on leadership in the footwear operations sector, this study aims to analyze the influence of Galeno's temperamental profile on Jane Mouton's leadership profile. To this end, a research methodology with a diagnostic purpose was used, with a qualitative approach, analyzing the data in an interpretative manner and using a descriptive method, and collecting data through interviews with 5 people from each sector. Thus, it is possible to infer that the temperamental profiles of phlegmatic and sanguine may have a direct relationship with the leadership profiles (5;5) Middle-term management and (9;9) team management. This allows us to conclude that the phlegmatic influences the leadership style, because those with this temperament are more withdrawn from people and do as little as possible, having a balance between productivity and people that makes them fit more with the middle-term management style. On the other hand, the sanguine is more cheerful and objective with the goals and people that makes them fit more with the team management style.
Keywords: Temperament; Leadership; Footwear; Cláudio Galeno; Jane Mouton.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Souza da Silva

Tecnólogo em Processos Gerenciais (IFRS) e Técnico em Calçados (SENAI).

Errol Fernando Zepka Pereira Junior

Mestre em Administração (FURG), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Unopar), Especialista em Ciência Política (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância (Uniasselvi), Aperfeiçoado em Tecnologias da Educação (IFMG), Licenciado em História (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante

Ricardo da Silva e Silva

Doutor em Educação (ULBRA); Mestre em Educação (UNISINOS) e Bacharel em Administração (FARGS). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rolante.

Gabriel Guerra Braga Pereira

MBA em Gestão de Projetos (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). Atualmente é estudante do Mestrado em Administração (FURG).

Referências

ABICALÇADOS. Indústria calçadista ultrapassa patamares produtivos da pré-pandemia. Disponível em: https://www.abicalcados.com.br/conteudo/noticias/industria-calcadista-ultrapassa- patamares-produtivos-da-pre-pandemia. Acesso em: 14 jul. 2025.

DEMARCHI, Vivian. Panorama da indústria calçadista brasileira: estratégias de defesa da competitividade e evolução no mercado internacional. 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INÁCIO, Sandra Regina da Luz. Tipos de temperamentos e a utilização do marketing pessoal no ramo acadêmico, dentro das universidades da capital de São Paulo. Revista de Ciências Gerenciais, v. 16, n. 24, p. 31-50, 2012.

ITO, P. do C. P.; GUZZO, R. S. L. Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 19, n. 1, p. 91–100, abr. 2002.

KÖNIG, Karl. Os quatro temperamentos. Arte Médica Ampliada, v. 33, n. 1, 2013.

ROESCH, S. M. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2005.

SANTOS, Ises Adriana Reis dos et al. Aprendizagem constante da liderança na percepção dos discentes de enfermagem: contributos teóricos de Peter Senge. 2020.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SOARES, L. R.; BOTINHA, R. A. A influência dos temperamentos no processo de aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, 29 jul. 2022.

STÜLP, Camille Bertha; MANSUR, Samira Schultz. O estudo de Claudio Galeno como fonte de conhecimento da anatomia humana. Khronos, n. 7, p. 17, 2019.

VERSIANI, Fernanda; DE LIMA CAEIRO, Mariana; NETO, Antonio Carvalho. Líder versus liderado? Percepções a partir do grid gerencial. Revista de Administração FACES Journal, 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Edição

Seção

Artigos