Separação e destino dos resíduos recicláveis da área comercial da Corsan

Rosane Dias Gonçalves, Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo


A preocupação com o futuro do nosso planeta faz com que haja uma emergência em todos os seguimentos da sociedade em buscar cada vez mais alternativas para a grande quantidade de resíduos produzidos diariamente pelas mais diversas atividades do cotidiano, seja nos domicílios, nas indústrias ou nos comércios. O que até bem pouco tempo atrás era natural colocarmos o nosso lixo na rua sem se importar com o seu destino, pensando apenas em que os caminhões de lixo levariam sem saber para onde, agora este destino deve estar internalizado em cada cidadão, seja qual for a idade. Assim como as populações cada vez aumentam mais, os nossos resíduos também crescem em escala extraordinária com o acesso as mais variadas opções de consumo. Com esta visão pretendo demonstrar a necessidade, bem como as possibilidades da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN de reciclar seus resíduos plásticos principalmente os provenientes da área comercial mostrando a importância deste processo no interesse preservacionista, inclusão da sociedade, reaproveitando assim materiais que eram descartados em natura, transformando-os em novos produtos, dando assim a devida importância à reciclagem para um mundo autossustentável.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Título VIII - Da Ordem Social. Capítulo VI - Do Meio Ambiente. Art. 225.

Disponível em: . Acesso em: 15 jan 2015.

______. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras

providências. Disponível em: . Acesso em: 15 jan 2015.

NEVES, Estela; TOSTES, André. Meio Ambiente – A Lei em Suas Mãos. 1992. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2015.

ONUBR – Organização das Nações Unidas no Brasil. Exército Verde. Banco Mundial estima que 4 milhões de latino-americanos vivem do lixo reciclado. 31 dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.

CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento. Educação Ambiental. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2015.

ECYCLE - Materiais obtidos através do plástico. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.