Educação ambiental integrada à segurança do trabalho

Edemar Flores de Melo, Jorge Marcelo Wohlgemuth

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta da implantação de um projeto de educação ambiental integrada à segurança do trabalho. Seu objetivo é proporcionar subsídios a empresa e trabalhador da empresa para a melhoria continua no ambiente de trabalho, a manutenção da saúde, qualidade de vida dos trabalhadores e evitar que o risco ambiental ultrapasse os limites das instalações físicas da empresa. Propõe-se que a Educação Ambiental permeie os conteúdos do curso de prevenção de acidente do trabalho e da capacitação dos trabalhadores dos serviços de limpeza, com a finalidade de evitar acidentes com os produtos e incentivar a utilização racional da água, energia e produtos de limpeza. Acredita-se que a Educação Ambiental integrada à segurança do trabalho vai ampliar a visão do trabalhador e permitirá ações junto à direção da empresa com maior responsabilidade dos riscos ambientais por ela gerados.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2013.

BRASIL. Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2013.

CAMARA, V. et al. Manual de Vigilância Ambiental. Disponível em: . Acessado em: 10 set. 2012.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. Resolução no 02/2011. Disponível em:. Acesso em: 14

fev. 2013.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2.ed. - São Paulo: Atlas, 1999.

VIEIRA, Lênia Ribeiro de Souza. O papel da educação ambiental em empresas. Disponível em: < www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/abriPDF/136>. Acesso em: 15 fev. 2015.

RADESPIEL, M. Temas Transversais: oficina 1. Ed. 1968.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.