O MARKETING ESTRATÉGICO E A SUSTENTABILIDADE:
UMA PROPOSTA PARA UMA MICROEMPRESA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA– PR
Resumo
Atualmente, identificamos uma gestão administrava que busca melhorar o processo produtivo alinhado ao processo sustentável da sua produção, e nota-se não apenas em setores isolados, e sim, nos mais diversos setores econômicos, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Outra análise é o crescimento no comportamento do consumidor em busca por produtos e ou serviços sustentáveis. Este artigo visa analisar e desenvolver estratégias sustentáveis para a empresa Império Hortifrúti Ltda localizada no Município de União Vitória-PR. Tem como objetivo geral reduzir o desperdício de produtos do hortifrutigranjeiros que atualmente apresentam aspectos batidos, machucados, maduros ou que não atendem aos padrões estéticos convencionais, como frutas e vegetais tortos ou menos atraentes. Portanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que servirá de embasamento teórico norteada sobre o tema principal de estratégia e sustentabilidade, utilizar-se-á de uma pesquisa exploratória, a qual irá permitir uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela empresa e também de uma coleta de dados por meio da observação do objeto do estudo proposto, é uma necessidade da autora para identificar o problema in loco e real da empresa em questão. A iniciativa busca implementar práticas inovadoras que maximizem o aproveitamento desses alimentos, promovendo uma gestão mais consciente. O estudo ressaltará a importância do aproveitamento adequado desses produtos e apresentará estratégias e propostas inovadoras para impulsionar o sucesso da empresa. Assim, busca-se contribuir de maneira significativa para a sustentabilidade ambiental e promover a inovação e modernização na empresa Império Hortifrúti Ltda ME.
Referências
ALMEIDA, Ed Wilson Alves de. A Importância Do Marketing No Ambiente Empresarial. Anhanguera, 2017. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/13815/1/ED WILSON ALVES DE ALMEIDA.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
ALVES, Ana Paula Taveira; ABREU, Adriana Figueiredo de Moraes; RAVAGNANI, Aline Lucas; PAKES, Paulo Renato; SILVA, Brena Bezerra. Sustentabilidade Empresarial: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Calçados Veganos. ENEGEP, 2019. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_298_1686_38023.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
ALVES, Igor. Pesquisa Bibliográfica. Enciclopédia Significados, 2021. Disponível em: https://www.significados.com.br/pesquisa-bibliografica/. Acesso em: 31 ago. 2024.
ANDREO. Valorize frutas e legumes “feios”! Europa, 2016. Disponível em: https://www.europa.com.br/blog/valorize-frutas-e-legumes-feios/. Acesso em: 10 ago. 2024.
BBC NEWS BRASIL. Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, diz FAO. BBC News Brasil, 2011. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/05/110511_alimentos_fao_desperdicio_dg. Acesso em: 18 ago. 2024.
BENÍTEZ, Raúl Osvaldo. Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe. Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura – FAO, 2016. Disponível em: https://www.fao.org/americas/news/news-detail/pda-benitez/pt. Acesso em: 18 ago. 2024.
BKR AMBIENTAL. Afinal, você faz o descarte de alimentos de maneira correta? BKR Ambiental, 2020. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/descarte-de-alimentos/#:~:text=Tente%20aproveitar%20o%20m%C3%A1ximo%20poss%C3%ADvel%20dos%20alimentos%2C%20incluindo,e%20envie%20%C3%A0%20coleta%20seletiva%20ou%20empresa%20respons%C3%A1vel. Acesso em: 10 ago. 2024.
BONINI, Lucas Calegari, DA CUNHA, PONTES, Tatiane, CASTRO, William Souza, PIANISSOLI, Thekeane. Marketing Digital Como Estratégia de Posicionamento de Mercado, 2022. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/marketing-digital-como-estrategia-de-posicionamento-de-mercado.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
CHIABI, Matheus. A Ciência da Compostagem: Processo de Decomposição Explicado. Ciclo Orgânico, 2023. Disponível em: https://blog.cicloorganico.com.br/sustentabilidade/a-ciencia-da-compostagem-entendendo-o-processo-de-decomposicao/#:~:text=A Compostagem %C3%A9 um processo biol%C3%B3gico de decomposi%C3%A7%C3%A3o,criar um ambiente aer%C3%B3bico para acelerar a decomposi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 ago. 2024.
CICLO DO BEM. Marketing Verde: o que é e como pode beneficiar sua empresa. Ciclo do Bem, 2023. Disponível em: https://ciclodobem.com.br/marketing-verde-para-empresas/#:~:text=Assim%2C%20nos%20anos%2080%20e%2090%2C%20surgiu%20uma,mais%20sustent%C3%A1veis%20e%20comunicando%20esses%20esfor%C3%A7os%20ao%20p%C3%BAblico. Acesso em: 18 ago. 2024.
COSTA, Diana Helena Da Silva; PINHEIRO, Luciane Ribeiro Dias; FORMIGONE, Alexandre; BAPTISTA, José Abel De Andrade. Gerenciamento da Logística de Sobras de Alimentos: O Caso Fruta Feia. X Fateclog - Logística 4.0 & A Sociedade Do Conhecimento Fatec Guarulhos – Guarulhos/Sp - Brasil 31 De maio E 01 De Junho De 2019 Issn 2357-9684. Disponível em: https://fateclog.com.br/anais/2019/GERENCIAMENTO%20DA%20LOG%C3%8DSTICA%20DE%20SOBRAS%20DE%20ALIMENTOS%20O%20CASO%20FRUTA%20FEIA.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental responsabilidade social e vatencabilidade/Reinaldo Diss-2nd- Paulo Atlas, 2011.
DIAS, Reinaldo. Introdução à administração da competitividade à sustentabilidade/ Reinaldo Dias, Mauricio Cassar, Tércia Zavaglia. - Campinas, SP: Editora Alinea, 2013. 32ª Edição.
ENGEMAUSP. Sustentabilidade em uma Organização – Estudo de Caso em uma Multinacional Brasileira do Setor Alimentício. Engemausp, 2020. Disponível em: https://engemausp.submissao.com.br/22/arquivos/335.pdf. Acesso em: 18 ago 2024.
FREITAS, Vinícius Borges. A Evolução Do Marketing E Os Conceitos De Marketing Social, 2021. Disponível em: https://ufrb.edu.br/saed/images/discurssoes/A_evolu%C3%A7%C3%A3o_do_Marketing_e_os_conceitos_de_Marketing_Social.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
IAQUINTO, Beatriz Oliveira. A SUSTENTABILIDADE E SUAS DIMENSÕES. REVISTA DA ESMESC, v.25, n.31, p. 157-178, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/revistadaesmesc.v25i31.p157. Acesso em: 18 ago. 2024.
JÚNIOR, Sérgio Silva Braga, DA SILVA, Dirceu, Moretti, Sergio Luiz do Amaral. Fatores De Influência No Consumo “Verde”: Um Estudo Sobre O Comportamento De Compra No Setor Supermercadista. Revista Brasileira de Marketing – REMark, 2011. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12540/6094. Acesso em: 07 set 2024.
LOGOO AGÊNCIA. Significado das cores em um logotipo. Logoo Agência, 2013. Disponível em: https://www.logoo.com.br/blog/significado-das-cores-em-um-logotipo. Acesso em: Acesso em: 05 set 2024
MARQUES, Thiago Rafael Ferreira, ROCHA, Rudimar Antunes da WEISE, Andreas Dittmar, TRIERWEILLER, Andréa Cristina. SACOLAS ECOLÓGICAS:Um desafio cultural do Marketing Verde. ECOLOGICAL BAGS:A cultural challenge of Green Marketing. Revista Gestão Industrial, 2010. Disponível em: https://labegis.paginas.ufsc.br/files/2021/03/2-656-2381-1-PB.pdf. Acesso em: 06 set 2024.
MOYSÉS, Gerson Luís Russo, MOORI, Roberto Giro. Coleta De Dados Para A Pesquisa Acadêmica: Um Estudo Sobre A Elaboração, A Validação E A Aplicação Eletrônica De Questionário. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2007_tr660483_9457.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.
OLIVEIRA, Fabiana de Jesus de. A reutilização e a compostagem como práticas de educação ambiental. Universidade Federal de Santa Maria UFSM, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3108/Oliveira_Fabiana_de_Jesus_de.pdf. Acesso em: 05 set 2024.
PATEL, Neil. Estratégia De Marketing: O Que É e Como Vender Mais Em 2023. Neil Patel by NPdigital, 2023. Ou 2013. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/estrategia-de-marketing-o-que-e/. Acesso em: 17 ago. 2024.
PEREIRA, Rita. Flyer o que é e qual a sua importância na História! Sydra online printcenter, 2024. Disponível em: https://www.sydra.pt/blog/flyer-o-que-e-e-qual-importancia-na-historia/. Acesso em: 07 set 2024.
PINHAL, Marcelo Martins. A Marca, o Género e o Logótipo: uma análise exploratória. Universidade Católica Portuguesa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/31359/1/TFM_M.Pinhal.pdf. Acesso em: 05 set 2024.
PUCPR. O que é Marketing e qual a sua importância? PUCPR, 2022. Disponível em: https://blogs.pucpr.br/marketing/2023/05/04/o-que-e-marketing-e-qual-a-sua-importancia/. Acesso em: 18 ago. 2024.
RABELLO, Guilherme. [TEMPLATE] 5W2H: o que é e como construir planos de ação. Siteware, 2024. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/o-que-e-5w2h/#:~:text=A ferramenta 5W2H %C3%A9 um,plano de a%C3%A7%C3%A3o ou projeto. Acesso em: 08 set 2024.
RAPHAEL. A importância dos cartões de visita: cause uma boa impressão. Inovação Sebrae, 2024. Disponível em: https://inovacaosebraeminas.com.br/artigo/importancia-dos-cartoes-de-visita#error=login_required&state=4bb31d1d-1a74-4b94-9f90-5adebeb2f451. Acesso em: 08 set 2024.
REDATOR ROCK CONTENT. Entenda o que é Marketing Estratégico e como colocá-lo em prática no seu negócio. Rock Content, 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-estrategico/. Acesso em: 14 set 2024.
SAMPAIO, Tuane Bazanella. Metodologia da Pesquisa. Universidade Federal De Santa Maria - RS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/26138/MD_Metodologia_da_Pesquisa.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 31 ago. 2024.
SEBRAE. Como diminuir o desperdício de alimentos. SEBRAE, 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-diminuir-o-desperdicio-de-alimentos,5228ffa602d51810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 10 ago. 2024.
SOUSA, Angélica Silva, DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago, ALVES, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/721789340/2336-Texto-do-Artigo-8432-1-10-20210308. Acesso em: 07 set 2024.
SOUZA, Janaina Nascimento Simões de, BENEVIDES, Rita de Cássia Alves. Marketing Verde: Comportamentos e Atitudes dos Consumidores. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT’2005. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/343_Marketing%20verde.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
SOUZA, Thiago Flávio de. Gestão Da Sustentabilidade: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Do Setor Energético. 7ª Amostra Acadêmica UNIMEP, 2009. Disponível em: https://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/7mostra/5/69.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
TENORIO, Celma Aparecida de Brito Matos. UNIFORMES CORPORATIVOS: O efeito do Endomarketing e do Exomarketing para as empresas. Faculdade de Tecnologia de Americana, 2013. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/1215/1/20132S_TENORIOCelmaAparecidadeBritoMatos_TCCTX0291.pdf. Acesso em: 05 set 2024.
TOALDO, Ana Maria Machado, LUCE, Fernando Bins. Estratégia de Marketing: Contribuições para a Teoria Em Marketing. Scielo, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/N5nn6ndVZfTk6sNjY6kMhrf/?format=pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.
VERMICOMPOSTAGEM X COMPOSTAGEM orgânica: qual é a melhor alternativa. Terra de Cultivo Soluções Ambientais, 2022. Disponível em: https://www.terradecultivo.com.br/tcsolucoesambientais/vermicompostagem-x-compostagem-organica-qual-e-a-melhor-alternativa/. Acesso em: 08 set 2024.
ZARO, Marcelo. Desperdício de alimentos [recurso eletrônico] : velhos hábitos, novos desafios / org. Marcelo Zaro. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2018. Dados eletrônicos (1 arquivo). Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/desperdicio-de-alimentos-velhos-habitos-novos-desafios/. Acesso em: 18 ago. 2024.