GESTÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA CASA LOTÉRICA NO MUNICÍPIO DE PARANÁ/RN
Resumo
No atual ambiente competitivo, as organizações precisam cada vez mais de um compromisso contínuo com a excelência dos serviços e devem sempre buscar e fazer uso de novos métodos e ferramentas de gestão dos processos. Nesse viés, este estudo tem como objetivo analisar os processos organizacionais numa unidade lotérica a partir do Mapeamento e Gestão de Processos. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva. Quanto ao delineamento, se configura como estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados consiste em uma entrevista semiestruturada aplicada com a gestão da organização e em observações feitas no período com mais fluxo de cliente. Para tratamentos dos dados foi usado a técnica Business Process Management (BPM), ou de (Gerenciamento de Processos de Negócios) junto com a ferramenta 5W2H e o fluxograma. A partir dos resultados analisados constatou-se que a lotérica tem falhas no processamento do saque, onde um plano de ação para melhoria foi elaborado e colocado em prática, obtendo êxito nesse processo. Por fim, essa pesquisa possibilitou observar os serviços da organização, contribuindo para identificar oportunidades de melhorias nos processos e adotar ações estratégicas eficientes para prestar serviços de qualidade para os clientes.
Referências
ABPMP. Association of Business Process Management Professionals. Guia para o Gerenciamento de processos de Negócio - Corpo comum de conhecimento. 1ª ed. Brasil:
BPM CBOK V3.0., 2013. Disponível em: http://ep.ifsp.edu.br/images/conteudo/documentos/biblioteca/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf. Acesso em: 31 Ago. 2022.
ARAÚJO, L. C. G. GARCIA, A. A; MARTINES, S. Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional. São Paulo: Atlas, 2011.
AZEVEDO, I. G. Fluxograma Como Ferramenta De Mapeamento De Processo No Controle De Qualidade De Uma Indústria De Confecção. Anais… XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016. Disponível em: https://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_M_024.pdf. Acesso em:18 Ago. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. FAQ – Correspondentes (lotéricas, banco postal e outros). Disponível em: http://www.bcb.gov.br/?CORRESPONDENTESFAQ. Acesso em: 02 julho. 2022.
BESSERIS, G. J.; KOUSOURIS, K. ST. Applying a six sigma tool in project management methodology. a theoritical approach. International Journal for Quality research, v. 6, n. 1, p. 63–70, 2012.
BUENO, R. V; MACULAN, B. C; AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos e gestão por processos: revisão sistemática de literatura. Múltiplos olhares em ciência da informação, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/40536. Acesso em: 15 Dez. 2023.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF. Produtos e Serviços. Disponível em: http://www1.caixa.gov.br/popup/Licita_loterias/ProdutosServicos/index.asp. Acesso em: 02 julho. 2022.
CAMPOS, P. V; et al. Gestão do Conhecimento como ferramenta de mapeamento de processo e modernização institucional. Anais… IX CONSAD de Gestão Pública, 2016, Brasília.
CARRAZZONI, R. S.N. et al. Inovação organizacional: melhoria na gestão de processos de micro e pequenas empresas| organizational innovation: improvement of micro and small business process management'. 2020. Disponível em: https://www.lareferencia.info/vufind/Record/BR_b4061528c31dee7ed82b88428580d72c. Acesso em: 15 Dez. 2023.
CASTRO, B. K. A; DRESCH, A; VEIT, D. R. Key critical success factors of BPM implementation: a theoretical and practical view. Business Process Management Journal, [S.L.], v. 26, n. 1, p. 239-256, 12 ago. 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BPMJ-09-2018-0272/full/html. Acesso em: 31 ago. 2022.
CONTEL, Fabio Betioli. Território e finanças: técnicas, normas e topologias bancárias no Brasil. São Paulo: AnaBlume, 2011.
CURY, A. Organização e Métodos: Uma Visão Holística. 8 Ed. rev. e ampl. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
DANI, V. S; FREITAS, C. M. D.S; THOMAS, L. H. Ten years of visualization of business process models: a systematic literature review. Computer Standards & Interfaces, [S.L.], v. 66, p. 103347, out. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0920548918303295. Acesso em: 09 ago. 2022.
DUMAS, M; et al. Introduction to Business Process Management. Fundamentals Of Business Process Management, [S.L.], p. 1-33, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-662-56509-4_1 . Acesso em: 20 ago. 2022.
ENSSLIN, L; et al. BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 71-86, 3 fev. 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BPMJ-11-2015-0159/full/html. Acesso em: 31 ago. 2022.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.
GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de empresas. São Paulo, v.40, n.1, p. 6-19, jan/mar, 2000a. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rae/a/RgMGb3VwDT8hGWmhwD84zYf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 21 Ago. 2022.
GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas [online]. v. 40, n. 4, pp. 8-19, 2000b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000400002 . Acesso em: 21 Ago. 2022.
HÖRBE, T. et al. Gestão por Processos: uma proposta aplicável a uma pequena empresa do ramo de alimentação. Sistemas & Gestão, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 226-237, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7177/sg.2015.v10.n2.a2. Acesso em: 20 ago. 2022.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br Acesso em: 18 de dezembro de 2023.
JOHNSON, K. A.; HAMER, W.; VOSLOO, J. C. Structuring uncertainty management for energy savings calculations. South African Journal of Industrial Engineering, v. 30, n. 3, p. 149-162, 2019. Disponível em: https://journals.co.za/doi/abs/10.7166/30-3-2234. Acesso em: 20 Ago. 2022.
KLUN, M; TRKMAN, P. Business process management – at the crossroads. Business Process Management Journal, [S.L.], v. 24, n. 3, p. 786-813, 4 jun. 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BPMJ-11-2016-0226/full/html. Acesso em: 20 ago. 2022.
LAGUNA, M.; MARKLUND, J. Business Process Modeling, Simulation, and Design. New York: Chapman and Hall/CRC, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1201/9781315162119. Acesso em: 20 Ago. 2022.
LOBATO, E.; SANTOS, R. B. dos. Planejamento financeiro: uma proposta de implementação da matriz 5W2H como ferramenta da qualidade no setor financeiro das pequenas e médias empresas (PMES). Revista Foco. Curitiba/PR. V.16. n 6. 2023. p. 01-13. Disponível em https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2121/1351 Acesso em 30 out 2023.
MALINOVA, M; MENDLING, Jan. Identifying do’s and don’ts using the integrated business process management framework. Business Process Management Journal, [S.L.], v. 24, n. 4, p. 882-899, 30 maio 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/BPMJ-10-2016-0214/full/html. Acesso em: 20 ago. 2022.
MELLO, M.F.D. et.al. A importância da utilização de ferramentas da qualidade como suporte para a melhoria de processo em indústria metal mecânica - um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.36, 2016, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa,2016. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_226_323_28620.pdf Acesso em: 11 de Set. de 2022.
MENDONÇA, R. R. S. Processos administrativos. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES/UAB, 2014. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/ .pdf. Acesso em:30 Jul. 2022.
MOURA, A. G; de et al. Uma proposta de melhoria de processos de negócio para os Institutos Federais. Revista Gestão & Tecnologia, [S.L.], v. 19, n. 4, p. 239-270, 30 set. 2019. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/1444. Acesso em: 31 ago. 2022.
NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de Fábrica e Layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
OLIVEIRA, T. M. V. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração On Line, São Paulo-SP, v. 2, n. 3, 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.
OROFINO, A. C. Processos com resultados: a busca da melhoria continuada. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
PAES, R. V. O; SIMONIAN, L. T. L; CORREIA, M. S. Análise dos processos secretariais das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Pará. Revista Capital Científico - Eletrônica, [S.L.], v. 17, n. 3, p. 58-75, 2019. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/5482/pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
PMI. Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK). 6ª edição. Pensilvânia (EUA): PMI, 2017. Disponível em: https://dicasliderancagp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-PMBOK-6%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Fevale, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004. Acesso em: 09 ago. 2022.
SINLOPAR. Arquivo de tag negócio Lotérico. Disponível em: https://sinlopar.com.br/tag/negocio-loterico/ Acesso em: 02 julho. 2022.
SINCOERJ. Comunicado. Disponível em <http://www.sincoerj.com.br/arquivos/ano_iv_-_comunicado_4_-_quarta-feira_3_de_fevereiro_de_2021_-_reuniao_febralot_caixa_e_sindicatos_estaduais_estrategias_para_2021.pdf Acesso em: 10 de jul. 2022.
SILVA, J. C. et al. Using the view of Business Process Management (BPM) for process improvement in the shipping industry and offshore construction sector: a case study of the rio grande (rs) naval pole. Gestão & Produção, [S.L.], v. 26, n. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/6WwCTJmzYYzdszjCK7Qzdzp/abstract/?lang=en. Acesso em: 08 ago. 2022.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SOARES, L. P. Cultura organizacional e adoção de práticas ágeis: uma análise exploratória. 2011. 132 p. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração. Porto Alegre: 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31950. Acesso em: 27 ago de 2022.
SOUZA, E. G. de; REINHARD, N.. Uma Revisão Bibliográfica dos Fatores Ambientais que Influenciam a Gestão de Projetos de Sistemas de Informação no Setor Público. Revista de Gestão e Projetos, [S.L.], v. 06, n. 02, p. 27-41, 1 ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9618. Acesso em: 27 ago. 2022.
ZHANG, D; BHUIYAN, N; KONG, L. An Analysis of Organizational Structure in Process Variation. Organization Science, [S.L.], v. 29, n. 4, p. 722-738, ago. 2018. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/orsc.2017.1192. Acesso em: 27 ago. 2022.