EMPREENDEDORISMO E O CONFLITO GERACIONAL:
ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O objetivo do artigo é verificar qual o perfil empreendedor mais se destaca em relação aos cursos e às gerações. O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil, impulsionado por mudanças tecnológicas e sociais. O ensino superior e as gerações Millennials e Z desempenham papel crucial na formação de empreendedores inovadores e adaptados ao mercado dinâmico. O conflito geracional desafia a integração de perspectivas tradicionais e modernas no ambiente de negócios. A pesquisa tem natureza quantitativa, foi desenvolvida por meio de um questionário online com os alunos de ensino superior, contando com uma amostra de 403 estudantes. O estudo revela que a Geração Z, de fato, apresenta maiores índices de empreendedorismo e que isso influencia positivamente e significativamente o perfil empreendedor e duas de suas características principais: a de autorrealizador e sociável, destacando-se a importância da adaptação curricular para atender às novas demandas do mercado de trabalho, especialmente em tempos de mudanças rápidas e inovação constante. Gênero e trabalho influenciam esse perfil, enquanto o local de residência não é significativo. Conclui-se que a baixa variância explicada sugere que fatores emocionais e comportamentais também influenciam o empreendedorismo
Referências
ACS, Zoltan J. How is entrepreneurship good for economic growth. Innovations Technology Governance Globalization, v. 1, n. 1, p. 97-107, 2006. http://dx.doi.org/10.1162/itgg.2006.1.1.97
ALVES, Gidelaine Cristina; COSTA, Simone Teles da Silva; CHAVES, Paulo Victor Antônio; SILVA, Márcia Rodrigues Luiz da; CARVALHO, Luciano Limírio de; ALVES, Marcos Roberto Francisco. Estudo do contexto das gerações X, Y e Z no mercado de trabalho. Gestão, Tecnologia e Ciências - GETEC, v.10, n. 31, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/2509. Acesso em: 20 out.2024
BAE, Tae; QIAN, Shanshan; MIAO, Chao; FIET, James O. The relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial intentions: A meta–analytic review. Entrepreneurship theory and practice, v. 38, n. 2, p. 217-254, 2014. https://doi.org/10.1111/etap.12095
BOSZCZOWSKI, Anna Karina; TEIXEIRA, Rivanda Meira. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão, v. 12, n. 29, p. 141-168, 2012. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p109
CANEVER, Mario Duarte; KOHLS, Volnei Krause; LAGEMANN, Marcelo; RIGATTO, Paulo. Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores? Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 101-124, 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v13n1/v13n1a07.pdf. Acesso em: 22 out. 2024.
CARMO, Luana Jéssica Oliveira; ASSIS, Lilian Bambirra de; GOMES JÚNIOR, Admardo Bonifácio; TEIXEIRA, Marcella Barbosa Miranda. O empreendedorismo como uma ideologia neoliberal. Cadernos Ebape. Br, v. 19, n. 1, p. 18-31, 2021. https://doi.org/10.1590/1679-395120200043
COSTA E SILVA, Fabiane da; MANCEBO, Rafael Cuba; MARIANO, Sandra Regina de Holando. Educação empreendedora como método: o caso do minor em empreendedorismo e inovação da UFF. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [s.l], v. 6, n. 1, p. 196-216, jan./abr. 2017. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v6i1.411
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 6. ed. Grupo GEN, 2016.
FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de análise de dados. 1 ed. GEN LTC, p. 1187, 2021.
FOWLER JR., Floyd J. Survey research methods. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Relatório Executivo GEM Brasil 2023. 2023. Disponível em: https://www.gemconsortium.org/report/gem-brazil-2023-national-report. Acesso em 30 out. 2024.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo-9. Amgh Editora, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/nivel-socioeconomico. Acesso em: 20 out. 2024.
KANTIS, Hugo; FEDERICO, Juan; IBARRA, Sabrina. Condiciones sistémicas para el emprendimiento dinámico. América Latina en el nuevo escenario global, 2015. Disponível em: https://prodem.ungs.edu.ar/wp-content/uploads/2018/05/Informe-2015-11.pdf. Acesso em 20 nov. 2024.
KURATKO, Donald F. The emergence of entrepreneurship education: Development, trends, and challenges. Entrepreneurship theory and practice, v. 29, n. 5, p. 577-597, 2005. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x
LIÑÁN, Francisco; CHEN, Yi–Wen. Development and cross–cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship theory and practice, v. 33, n. 3, p. 593-617, 2009. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2009.00318.x
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARTIN, Bruce C.; MCNALLY, Jeffrey J.; KAY, Michael J. Examining the formation of human capital in entrepreneurship: A meta-analysis of entrepreneurship education outcomes. Journal of business venturing, v. 28, n. 2, p. 211-224, 2013. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2012.03.002
MURARO, Renata; LAZZARI, Fernanda; EBERLE, Luciene; MILAN, Gabriel Sperandio; VERRUCK, Fábio. Avaliação de perfil empreendedor em meio acadêmico. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 136–156, 2018. https://doi.org/10.25112/rgd.v15i2.1526
NEVES, Bruna. O que cada geração busca no trabalho. Forbes, 2024. Disponível em: https://www.forbes.com.br/. Acesso em: 24 out. 2024.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves; MOVEMENT, T. Inovação em modelos de negócios. 1 ed. Alta Books, 2011.
PARREIRA, Pedro Miguel; PEREIRA, Francisco Costa; ARREGUY-SENA, Cristina; GOMES, António Marco; MARQUES, Sérgio Corrêa, MELO, Rosa Cândida, OLIVEIRA, Denize Cristina, FONSECA, César; CARVALHO, Carla, MÓNICO, Lisete S., SALGUEIRO, Anabela. Representações sociais do empreendedorismo: o papel da formação na aquisição de competências empreendedoras. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento - RIASE, [s.l], 1, n. 3, p. 266-285, 2015. http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2015.1(3).266
REMLER, Dahlia K.; VAN RYZIN, Gregg G. Research methods in practice: strategies for description and causation. Thousand Oaks: Sage Publications, 2011.
ROCHA, Estevão Lima de Carvalho; FREITAS, Ana Augusta Ferreira. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, v. 18, p. 465-486, 2014. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512
ROJAS, Jorge Rodrigo Artieda et al. El emprendimiento como factor de desarrollo en la sociedad y economia. Metanoia: Revista de Ciencia, Tecnología e Innovación, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 9–22, 2021. Disponível em: https://revista.uniandes.edu.ec/ojs/index.php/METANOIA/article/view/2216. Acesso em: 27 nov. 2024.
ROSA, Larissa Rodrigues; TRETER, Jaciara. Perfil empreendedor do profissional contábil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade de Cruz Alta. Cruz Alta. 2017. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2017/12/PERFIL-EMPREENDEDOR-DO-PROFISSIONAL-CONT_BIL.pdf. Acesso em 25 out. 2024.
SABRA, Marcelo Augusto Rocha; ALVES, Adenes Teixeira; NEGREIROS, Miguel Carlos Viana. Contabilidade e empreendedorismo: de que forma o empreendedorismo pode ajudar na valorização profissional do contador? Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v. 7, n. 7, Mar. 2018, p. 503-512. Disponível em: http://fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/empreendedorismo/volume7/20.pdf. Acesso em 14 nov. 2024.
SCHMIDT, Serje; BOHNENBERGER, Maria Cristina. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, p. 450-467, 2009. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000300007
SCHUMPETER, Joseph A.; SWEDBERG, Richard. The theory of economic development. Routledge, 2021.
SCHWARTZ, T. (2017). The New Leaders: The 50 Things You Should Know About Entrepreneurship. HarperCollins, 2017.
SEEMILLER, Corey; GRACE, Meghan. Generation Z: A century in the making. Routledge, 2018.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo 2017. Global Entrepreneurship Monitor. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf. Acesso em: 30 out. 2024.
ŞEŞEN, Harun; PRUETT, Mark. The impact of education, economy and culture on entrepreneurial motives, barriers and intentions: A comparative study of the United States and Turkey. The Journal of Entrepreneurship, v. 23, n. 2, p. 231-261, 2014. https://doi.org/10.1177/0971355714535309b
SILVA, Ricardo; PINTO, Ana; NUNES, Sara. Web experience e a decisão de compra online nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z. GESTIN-Revista Internacional de Gestão, Direito e Turismo, v. 19, n. 23, p. 155-172, 2021. Disponível em: https://gestin.ipcb.pt/index.php/ijmlt/article/view/20/22. Acesso em 30 out. 2024.
SOUZA, Maíra Mara de; MORAES, Aline Freire de Oliveira; NASCIMENTO, João Paulo de Brito; SILVEIRA, Patrícia Rosa da; SOARES, Keila Graciela Ribeiro. O comportamento empreendedor dos contabilistas: um estudo exploratório. In: SEGeT – SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 10., Resende, out. 2013. Anais... Resende, 2013. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/31018684.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.
SOUZA, Roosiley dos Santos. Intenção empreendedora: validação de modelo em universidades federais de Mato Grosso do Sul, Brasil. 2000, 113 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho. São Paulo, São Paulo: UNINOVE. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1458/2/Roosiley%20Dos%20Santos%20Souza.pdf. Acesso em 14 nov. 2024.
TWENGE, Jean M. Generation me: why today's young americans are more confident, assertive, entitled--and more miserable than ever before. Free Press, 2006.
VELOSO, Elza Fátima Rosa; DUTRA, Joel Souza; NAKATA, Lina Eiko. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e Baby Boomers. REGE-Revista de Gestão, v. 23, n. 2, p. 88-98, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/121103/118086. Acesso em 30 out. 2024.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.