Estudo sobre a relação da satisfação dos clientes internos de uma empresa de representação comercial do Vale do Sinos com os seus resultados

Autores

  • Mayara Ramona Hoff
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

O estudo do clima organizacional é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões de uma empresa, pois identifica mais facilmente a ocorrência de erros ou acertos. Ele é influenciado pela cultura da organização, sendo ela o reflexo da realidade e percepção de cada indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo analisar, mediante pesquisa, a relação que a satisfação/insatisfação dos clientes internos da empresa ABC tem sobre seus resultados financeiros, econômicos e sociais. Como meio para que sejam alcançados tais objetivos, será estudado o clima organizacional de forma a mensurar o grau de satisfação dos clientes internos da empresa ABC, verificando a percepção de cada um em relação ao atual clima organizacional e identificando a influência que este último tem sobre seus resultados. O estudo sobre a relação da satisfação/insatisfação dos clientes internos da empresa ABC se faz importante ao passo que por meio de seus resultados será possível identificar fatores que compõem o clima organizacional. A pesquisa será entregue a todos os colaboradores da empresa ABC. Os dados serão tratados de forma quantitativa e transformados em tabelas, baseados no estudo de caso.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CRESWELl, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LACOMBE, Francisco José Masset. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2012.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalho científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Excelência em atendimento ao cliente – Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012.

LUZ, Ricardo. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MORAIS, Roberto Tadeu Ramos. Administração: conceitos e práticas. Taquara: FACCAT, 2007.

RUBBINS, Stephen Paul. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2003.

SOBRAL, Felipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4.São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos