Estudo sobre a relação da satisfação dos clientes internos de uma empresa de representação comercial do Vale do Sinos com os seus resultados

Mayara Ramona Hoff, Luiz Fernando Costa Neves

Resumo


O estudo do clima organizacional é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões de uma empresa, pois identifica mais facilmente a ocorrência de erros ou acertos. Ele é influenciado pela cultura da organização, sendo ela o reflexo da realidade e percepção de cada indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo analisar, mediante pesquisa, a relação que a satisfação/insatisfação dos clientes internos da empresa ABC tem sobre seus resultados financeiros, econômicos e sociais. Como meio para que sejam alcançados tais objetivos, será estudado o clima organizacional de forma a mensurar o grau de satisfação dos clientes internos da empresa ABC, verificando a percepção de cada um em relação ao atual clima organizacional e identificando a influência que este último tem sobre seus resultados. O estudo sobre a relação da satisfação/insatisfação dos clientes internos da empresa ABC se faz importante ao passo que por meio de seus resultados será possível identificar fatores que compõem o clima organizacional. A pesquisa será entregue a todos os colaboradores da empresa ABC. Os dados serão tratados de forma quantitativa e transformados em tabelas, baseados no estudo de caso.

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Referências


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