O uso da técnica SWOT na elaboração do diagnóstico estratégico, em uma rede concessionária de veículos, na busca da vantagem competitiva

Jaqueline Wolfart Lanius, Roberto Tadeu Ramos Morais

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a importância do uso da matriz SWOT, na elaboração do diagnóstico estratégico, em uma rede concessionária de veículos, para manter ou ampliar sua vantagem competitiva no mercado. Para tanto, foram utilizados autores como Ansoff (1990), Ferrell e Hartline (2005), Morais (2005), Certo e Peter (2005), Porter (2009), entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso exploratório e bibliográfica, utilizando-se o método misto (qualitativo e quantitativo). Os dados foram coletados junto aos gestores da área de vendas de uma rede concessionária de veículos, mediante questionário contendo sete questões. Os resultados apontam ser possível perceber que os gestores aprovam e consideram importante o uso da matriz SWOT na elaboração do diagnóstico estratégico para manter a vantagem competitiva da rede concessionária de veículos no mercado. A conclusão do presente estudo foi de que o uso da técnica SWOT na elaboração do diagnóstico estratégico é importante para o sucesso do planejamento estratégico e na busca pela vantagem competitiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. I. R. de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANSOFF, H. I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

ANUÁRIO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA, São Paulo: ANFAVEA, 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2015.

BETHLEM, A. de S. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FERNANDES, D. R. Uma visão sobre a análise da matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. 2012. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/producao-academica/uma-visao-sobre-a-analise-da-matriz-swot-como-ferramenta-para-elaboracao-da-estrategia/6210/>. Acesso em: 24 fev. 2015.

FERREIRA, M. A. D. et al. A importância do planejamento estratégico para o crescimento das empresas. Maringa Management: Revista de Ciências Empresariais, v. 2 , n. 1, p.34-39, jan./jun. 2005. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2015.

FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

INCERTEZAS afetam o mercado de veículos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 05 mar.2015. Economia, p.2. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2015.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001.

MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

MORAIS, R. T. R. Planejamento estratégico: um bem ou mal necessário? 2. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2005.

NAKAGAWA, M. Ferramenta: Análise SWOT (Clássico). 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2015.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 23. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

______. Competição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.