Profissionalização de franqueados no sistema de franquias: Estudo de caso de uma rede franqueadora do Município de Campo Bom / Rio Grande Do Sul
Resumo
O forte crescimento do sistema de franquias e o seu caráter inovador apontam uma tendência de mercado cada vez mais competitiva, em que empresários atentos e conscientes à realidade atual buscam cada vez mais, uma maior profissionalização nesse sistema. Este artigo, resultado de um estudo de caso, tem como objetivo geral analisar a profissionalização dos franqueados no sistema de franquias para a gestão estratégica do negócio. Foi adotada como metodologia a realização de uma pesquisa com franqueados da empresa em estudo, a partir da aplicação de um questionário fechado composto por perguntas de teor quantitativo, garantindo total sigilo da identidade dos respondentes e das informações fornecidas. Para a interpretação dos dados, a fim de se chegar às conclusões do estudo, o questionário foi baseado na Escala Likert, e a técnica de análise se deu através de estatística descritiva. Nesse sentido, a partir da análise dos resultados, foi possível evidenciar, como aspectos mais relevantes deste estudo, que os franqueados, atentos à realidade atual, estão conscientes da importância da profissionalização no sistema de franquias e valorizam significativamente a parceria no trabalho entre franqueadora e franqueado, visando ao crescimento e ao sucesso da marca e do negócio. Assim, foi possível observar que a franqueadora deve atentar-se e, talvez, até reavaliar o processo de transmissão do conhecimento fundamental para a operação e bom funcionamento do negócio aos franqueados, bem como, a maneira que realiza a disseminação de sua estratégia aos mesmos.Referências
BRASIL. Lei n° 8.955, de 15 de dezembro de 1994. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 1994.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em: 03 abr. 2015.
BOTERF, Guy Le. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CHERTO, Marcelo; RIZZO, Marcus. Franchising na prática. São Paulo: Makron Books, 1994.
FILHO, Beto et al. Franchising: aprenda com os especialistas – ed. Bilíngue. Rio de Janeiro: ABF-Rio, 2013.
GUETTA, Alain et al. Franchising: aprenda com os especialistas – ed. bilíngue. Rio de Janeiro: ABF-Rio, 2013.
LOPEZ, Paulo Ancona; VECCHI, Ana. A nova era do franchising: desvendando os segredos das franquias de qualidade. São Paulo: Editora Infinito, 2000.
MAURO, Paulo C. Guia do franqueador: como crescer através do franchising. São Paulo: Nobel, 1994.
MENDELSOHN, Martin. A essência do franchising. 5 ed. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1994.
MENDEZ, Max de; LEHNISCH, Jean-Pierre. Como fazer da franquia um bom negócio. São Paulo: Nobel, 1991.
PAMPLONA, Claudia. A engenharia do franchising. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
PORTAL BRASIL. Economia brasileira cria mais de um milhão de empregos formais em 2013. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/01/economiabrasileira-cria-mais-de-um-milhao-de-empregos-formais-em-2013>. Acesso em: 05 abr. 2015.
PORTAL DO FRANCHISING. O que é franquia? Disponível em: <https://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDFs/Oque-e-franquia.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2015.
______. Lista completa de franquias associadas ABF. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/guia-de-franquias/com-selo-de-excelencia>. Acesso em 02 abr. 2015.
______. Manual de outorga e renovação do selo de excelência em franchising. Disponível em:<http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/Regula mento-SEF-2014.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2015.
______. Evolução do setor 2003-2014. Disponível em:
<http://www.portaldofranchising.com.br/numeros-do-franchising/evolucao-do-setor-20032014>. Acesso em 02 abr. 2015.
______. Setor de franquias cresceu 11,9% e faturou R$ 15 bilhões em 2013, segundo ABF. Disponível em: <http://www.portaldofranchising.com.br/noticias/setor-de-franquias-cresceu119-e-faturou-r-115-bilhoes-em-2013-segundo-abf>. Acesso em: 03 abr. 2015.
RIBEIRO, Adir et al. Gestão estratégica do franchising: como construir redes de franquias de sucesso. 2 ed. São Paulo: DVS, 2013.
SCHNEIDER, Alexandre Alves et al. Franchising: da prática à teoria. São Paulo: Maltese, 1991.
SCHWARTZ, José Castro. Franchising: o que é, como funciona. Brasília: SEBRAE, 1994.
TAVARES, Alexandre de Souza et al. Gestão empresarial: a integração das competências. Porto Alegre: Bagaggem Eventos, 2004.
VALADARES, Maurício Castelo Branco. Planejamento estratégico empresarial: foco em cliente e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.