GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: ANÁLISE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO APLICADO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NA CIDADE DE SAPIRANGA/RS
Resumo
Este artigo tem como tema a Gestão Estratégica de Pessoas: Análise da Gestão Estratégica de Pessoas como um diferencial competitivo aplicado em uma empresa familiar de pequeno porte localizada na cidade de Sapiranga/RS, um modelo de gestão que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado devido ao seu papel fundamental nas tomadas de decisões e diferencial competitivo. Obtém como problema central identificar quais medidas estratégicas são mais adequadas para a empresa Calçados Ana Luana a fim de tornar seu setor de Gestão de Pessoas mais estratégico, e assim, fazer com que a empresa se torne mais competitiva. A pesquisa se baseou em um estudo de caso único, se trata de uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista estruturada com os gestores da empresa e colaboradores do setor administrativo, contabilizada através de uma análise interpretativa. A entrevista é composta por dois blocos, no primeiro trata apenas do perfil do entrevistado e no segundo bloco é composto por oito questões que abrangem o assunto de Gestão Estratégica de Pessoas em relação a empresa pesquisada. Foram avaliados e contabilizados o total de cinco entrevistas aplicadas entre direção e colaboradores do setor administrativo, sendo que a amostra foi não probabilística intencional. Por fim, é possível concluir que após a aplicação das entrevistas houve uma maior tendência à concordância à implantação da Gestão Estratégica de Pessoas, através de práticas e políticas previamente indicadas pelos colaboradores entrevistados.
Referências
BARRETO, Leilianne Michelli T. S.; COSTA, Benny Kramer. Estratégias de Gestão de Pessoas. In: MARRAS, P. J. (org). Gestão Estratégica de Pessoas: Conceitos e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2010.
BOHLANDER, George W.; SNELL, Scott A. Administração de Recursos Humanos. 4. ed. São Paulo: Congage Learning, 2009.
BOSELIE, Paul. Strategic human resource management: a balanced approach. London: McGraw Hill Higher Education, 2010.
BOSQUETTI, Marcos Abilio. Gestão de Pessoas, estratégia e performance organizacional: um estudo internacional de casos múltiplos. São Paulo: FEA/USP, 2009.
BRANDÃO, João Baptista. Gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 9. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.
COMBS, C. J. et al. How much do high performance work practices. A meta-analysis of their effects on organizational performance. Personnel Psychology, v. 59, n.3, p. 501-528, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo: Manole, 2014.
DAY, George S.; REIBSTEIN, David J.; GUNTHER, Robert. A dinâmica da estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
DESLLER, Gary. Conquistando comprometimento. São Paulo: Makron Books, 1996.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: modelo, processo, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2011.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação do desempenho. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
FRANÇA-LIMONGI, Ana Cristina. ARELLANO, Eliete Bernal. As pessoas na organização. 3. ed. São Paulo: Gente, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.
GUEST, David. Human resource management and performance: still searching for some answers. Chichester: Wiley, 2011.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MACÊDO, Ivanildo Isaias de et. al. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARQUES, Wagner Luiz. Ciências Empresariais. Paraná: Bacon, 2011.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 6. ed. São Paulo: Futura, 2000.
______. Administração da Remuneração. São Paulo: Thomson Learning, 2002.
______. Gestão Estratégica de Pessoas: Conceitos e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2010.
MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão Estratégica de Pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
MERRIAM. Sharan. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco: Jossey-Bass, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
NASCIMENTO, Maria da Paz Ferreira do. Desafios na Área de Gestão de Pessoas no Século XXI. Revista Pagmar, Rio de Janeiro, v. 4, p. 29-34 2016. Disponível em: <https://www.academia.edu/34639462/Desafios_na_%C3%81rea_de_Gest%C3%A3o_de_Pessoas_no_S%C3%A9culo_XXI>. Acesso em: 06 out. 2022.
PORTER, Michael E. Competitive advantage. New York. The Free Press, 1985.
______. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Editora Campos, 1989.
______. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
QUEIROZ, Ana Carolina S.; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de. Análise de ambiente organizacional. In: LEITE, Nildes Pitombo; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de. Gestão de pessoas perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, p. 17-26, 2009.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SILVA, Glenio Luiz da Rosa e. Controle de Turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
SOVIENSKI, Fernanda; STIGAR, Robson. Recursos Humanos x Gestão de Pessoas. Gestão, Revista Científica de Administração, v. 10, n. 10, jan./jun, 2008. Disponível em: <https://docplayer.com.br/7962386-Recursos-humanos-x-gestao-de-pessoas.html>. Acesso em: 10 out. 2022
TEIXEIRA, Gilnei Mourão et al. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
WALTON, Richard E. Quality of working life: what is it? USA: Slow Management Review, v.15, n.1, p.11-21, 1973.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.