GESTÃO DA QUALIDADE: ANÁLISE DAS DEVOLUÇÕES EM UMA EMPRESA DO SETOR DE METALIZAÇÃO NO VALE DO PARANHANA – RS

Autores

  • Richard Sperb Reis
  • Dilani Silveira Bassan

Resumo

Esta pesquisa aborda a gestão de qualidade que tem por objetivo alcançar a eficiência na produção de um produto ou serviço, de forma que consiga se adaptar às exigências que o mercado estabelece para satisfazer as necessidades dos clientes. Busca-se, desta forma, responder a seguinte questão: Quais as principais causas de devolução de produtos na empresa do setor metalização situada no Vale do Paranhana/RS que afetam a qualidade? O objetivo geral da pesquisa visa analisar os principais motivos de devolução que afetam a qualidade, entre eles, os três objetivos específicos, que são diagnosticar os setores e clientes que estão com mais reclamações de devolução, identificar as causas de devolução de produtos na empresa estudada e analisar os resultados a partir das ferramentas da qualidade para obter informações sobre as devoluções da empresa. Desta forma, foram usados os diagramas de Pareto e Ishikawa (6M’s) para validar a pesquisa com a finalidade de visualizar os processos falhos, reduzindo desperdícios e gastos desnecessários em prol de melhores resultados financeiros. A pesquisa é um estudo de caso, bibliográfico, documental e exploratório, que utilizando dados secundários. Na busca por resultados e de se obter respostas para os objetivos citados, concluiu-se que os setores comerciais e de injeção foram os que mais impactaram financeiramente a empresa, tendo como principais causas pelo setor comercial, “acordo comercial” e “ajuste fiscal”, e pelo setor de injeção “inserto/peças trincando”, “peças manchadas” e “furos obstruídos”. Desta forma, conseguiu-se obter as respostas para objetivos estabelecidos.

Referências

BALLESTERO-ALVAREZ, María E. Gestão de qualidade, produção e operações. 3° Ed. São Paulo-SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597021516. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597021523/. Acesso em: 08 mai. 2023.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5° ed. Porto Alegre: Editora Bookman. Grupo A, 2007. E-book. ISBN 9788560031467. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788560031467/. Acesso em: 28 abr. 2023

BARRETO, Maurício de S.; NASCIMENTO, Francisco Carlos do. Administração – novas perspectivas: adquirir competências para uma alta performance. Rio de Janeiro - RJ: Editora Alta Books, 2022. E-book. ISBN 9786555201659. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555201659/. Acesso em: 27 abr. 2023

BATALHA, Mário O. Gestão da produção e operações. São Paulo - SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597021271. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597021288/. Acesso em: 26 abr. 2023

CARPINETTI, Luiz Cesar R. Gestão da qualidade - conceitos e técnicas, 3ª ed. São Paulo - SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788597006421. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597006438/. Acesso em: 25 abr. 2023.

CHING, Hong Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas. Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 9788522460274. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522481293. Acesso em: 24 abr. 2023.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 5° ed. Barueri - SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559773268. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559773268/. Acesso em: 27 abr. 2023.

GALLEGOS, Raphael Augusto Pereira. Ferramentas de gestão voltadas para melhoria da qualidade nas empresas. Rio de Janeiro - RJ: Editora Freitas Bastos 2023. E-book. ISBN 9786556752785. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/209591/epub/0?code=pUXMC+xZ7RhzNbmDWam/n9p1QY/TbFZEWQ6olgifUc1EARv1Ntu3YrxIJAD7nzFYpJiTGrK3rzwhrkxyY7luAw==. Acesso em: 27 abr. 2023.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7° ed. Barueri - SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559771646. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/. Acesso em: 10 abr. 2023.

JURAN, Joseph M.; DEFEO, Joseph A. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre-RS: Editora Bookman. Grupo A, 2015. Pág.: 16-17. E-book. ISBN 9788582603468. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603468/. Acesso em: 08 mai. 2023.

KIRCHNER, Arndt. Gestão da qualidade: segurança do trabalho e gestão ambiental. 2° ed. São Paulo – SP: Editora Blucher, 2010. E-book. ISBN 99788521204664. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215615/. Acesso em: 08 mai. 2023

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 9° edição. São Paulo - SP: Editora Atlas. Grupo GEN., 2021. E-book. ISBN 9788597026573. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026580/. Acesso em: 12 abr. 2023.

LEITE, Paulo R. Logística reversa. 1° ed. São Paulo - SP: Editora Saraiva, 2017. E-book. ISBN 9788547215040. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547215064/. Acesso em: 24 abr. 2023.

LOZADA, Gisele; NUNES, Karina S. Metodologia científica. Porto Alegre - RS: Editora Sagah. Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788595029576. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029576/. Acesso em: 10 abr. 2023.

MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Teoria geral da administração - da revolução urbana à revolução digital. 8° ed. Rio de Janeiro - RJ: Editora Atlas. Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597012453. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012460/. Acesso em: 27 abr. 2023.

NETO, Pedro Luiz de Oliveira C.; CANUTO, Simone A. Administração com qualidade: conhecimentos necessários para gestão moderna. São Paulo - SP: Editora Blucher, 2021. E-book. ISBN 9788521205197. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521217237/. Acesso em: 27 abr. 2023.

OLIVEIRA, Otávio J. Gestão da qualidade - tópicos avançados. São Paulo – SP: Cengage Learning Brasil, 2004. E-book. ISBN 9788522113897. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522113897/. Acesso em: 04 abr. 2023.

PALADINI, Edson P. Gestão da qualidade - teoria e prática. 4° ed. São Paulo - SP: Editora Atlas. Grupo GEN, 2023. E-book. ISBN 9788597022025. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022032/. Acesso em: 25 abr. 2023.

PALADINI, Edson P. Gestão e avaliação da qualidade - uma abordagem estratégica. São Paulo – SP: Editora Atlas LTDA. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597022988. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022995 Acesso em: 03 maio. 2023

PEZZATTO, Alan T.; AFFONSO, Ligia M F.; LOZADA, Gisele; et al. Sistema de controle da qualidade. Porto Alegre - RS: Editora Sagah. Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595026155. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595026155. Acesso em: 27 abr. 2023

SOUZA, Stefania M O. Gestão da qualidade e produtividade. Porto Alegre - RS: Editora Sagah. Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595025561. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595025561/. Acesso em: 05 abr. 2023.

VALOR CONSULTING. Devolução e/ou recusa de mercadorias compradas (Área: Manual de lançamentos contábeis). Disponível em: https://www.valor.srv.br/artigo.php?id=336&titulo=sevolucao-recusa-de-mercadorias-compradas-contabilizacao. Acesso em: 24/04/2023.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos