ESTUDO DE CASO SOBRE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM LOJAS DE INFORMÁTICA NO NOROESTE DE MINAS GERAIS
Resumo
A fidelização de clientes representa um aspecto crucial para qualquer organização, independentemente do setor em que atua. Além de promover a recorrência dos clientes, ela se revela uma eficaz estratégia de marketing, uma vez que clientes satisfeitos tendem a recomendar a empresa a amigos e familiares. Este estudo visa investigar a satisfação e fidelização dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma loja de informática. Utilizando métodos de pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada uma pesquisa com 166 entrevistados durante o mês de outubro do presente ano. Os resultados obtidos junto aos clientes de uma loja de informática em Unaí-MG indicam que a maioria está satisfeita com o atendimento dos vendedores da empresa, tendo realizado compras repetidas e percebendo transmissão de confiança durante a abordagem.
Referências
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: MAKRON Books, 2000.
BOGMANN, I. M. Marketing de relacionamento. São Paulo: Nobel, 2000.
COSTA, E. O que é fidelização de cliente. 2017. Disponível em: <http://www.eversoncosta.com.br/o-que-e-fidelizacao-de-cliente/>.
ESTÁCIO. A importância da satisfação do cliente. 2014. Disponível em: <http://www.posestacio.com.br/a-importancia-da-satisfacao-do-cliente/noticia/674>.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARKETING DE CONTEÚDO. Marketing de relacionamento: o que é e por que ele é importante para sua empresa. 2017. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/marketing-de-relacionamento/>.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, 1999.
OLIVEIRA, E. Estudo de caso. 2017. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociedade/estudo-de-caso/>.
PEGN. Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais para encantar o comprador. 2015. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/03/fidelizacao-de-clientes-5-dicas-essenciais-para-encantar-o-comprador.html/>.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2002.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pearson, 2005.
SEBRAE. Empresários devem conhecer seus clientes. 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/empresarios-devem-conhecer-seus-clientes,3ac89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD#0>.
SEBRAE MERCADOS. A satisfação do cliente em foco. 2017. Disponível em: <http://www.sebraemercados.com.br/a-satisfacao-do-cliente-em-foco/>.
THOMÉ, F. Marketing de relacionamento: o guia completo e definitivo. 2016. Disponível em: <http://www.marketingdedefensores.com/marketing-de-relacionamento/>.
THOMÉ, F. Marketing de relacionamento. 2017. Disponível em: <http://www.marketingdedefensores.com/marketing-de-relacionamento/>.
VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento: aftermarketing. São Paulo: Atlas, 1993.