A PERCEPÇÃO DE GESTORES E COLABORADORES SOBRE AS AÇÕES DE ENDOMARKETING E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Autores

  • Morgana Dias Hanzen
  • Gerson Luís Schneider

Resumo

Visto que, o mundo corporativo está em constante evolução e as relações humanas estão cada vez mais fortes nesse meio, as ferramentas de gestão também acompanharam essa evolução e sofreram melhorias para que o colaborador e a empresa fiquem cada vez mais próximos, alinhando os objetivos profissionais do indivíduo com os objetivos estratégicos da empresa. Em busca desse sincronismo entre empresa e colaborador, o endomarketing ou marketing interno, aliado com uma comunicação interna eficiente, são ferramentas valiosas para o engajamento e comprometimento de ambas as partes. Este estudo tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento e satisfação dos gestores e colaboradores das áreas administrativas quanto às ações de endomarketing e seus benefícios, aliados à importância da comunicação interna na empresa Calçados Marte Ltda,/RS. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, baseados em um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica. O instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado com 9 perguntas em escala de Likert, utilizando-se do método quantitativo e estatístico para quantificar e analisar os dados obtidos na pesquisa. O questionário foi respondido por 34 participantes. Os resultados evidenciaram que, de forma geral, a empresa está atendendo as necessidades pessoais e profissionais dos seus colaboradores, mas que ainda há uma pequena parcela que precisa ser motivada e engajada.

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Publicado

2024-12-16

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Artigos