A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO CANAL DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO ALIMENTÍCIO NO MUNICÍPIO DE TAQUARA/RS .
Resumo
O marketing digital é muito utilizado nas redes sociais pelas empresas para a divulgação de seus produtos ou serviços, com a finalidade de conquistar futuros clientes e fidelizar os que já são. Com isso, fala-se sobre a utilização das redes sociais como canal de comunicação. Este artigo tem como objetivo geral analisar a percepção dos consumidores sobre a influência do marketing digital nas redes sociais WhatsApp, Facebook e Instagram como canal de comunicação em uma empresa familiar do ramo alimentício, bem como verificar essas percepções dos consumidores ativos, avaliar a forma de divulgação dos produtos alimentícios nas redes sociais para a venda e identificar as redes sociais que são mais utilizadas pelas empresas concorrentes no município de Taquara/RS. Para a pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de uma entrevista estruturada. Os resultados apontam que a divulgação dos produtos alimentícios nas redes sociais é de tamanha importância, tanto para empresas quanto para consumidores, e a comunicação no meio digital permite maior interatividade, tornando-se rápida e prática.
Referências
ABIP. Associação Brasileira da Indústria de Panificação. Indicadores do setor de 2022. Disponível em: <https://www.abip.org.br/site/wpcontent/uploads/2022/09/EBOOK_-_IDEAL_-_INDICADORES_JANEIRO_A_MAIO_2022_-_BR.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.
AVIS, Maria Carolina. Marketing Digital baseados em dados: métricas e performance. Curitiba: Intersaberes, 2021.
AVIS, Maria Carolina. Social media de verdade. Curitiba: Intersaberes, 2022.
CARVALHO, Eduardo Pereira; BUGANÇA, Lorena. O conceito do marketing 4.0 e a pandemia do Covid-19: Uma revisão sistemática de literatura. Brasilian Journal of Development, v. 7, n. 10, p. 99143-99156, 2021. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20220114235229id_/https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/38105/pdf>. Acesso em: 04 abr. 2023.
CASTRO, Darlene Teixeira; LOPES, Suely Pereira; PORTO JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças. As redes sociais como ferramenta para o marketing: A visão de uma empresa na cidade de Palmas – TO. Humanidades e Inovação, v. 6, n. 12, p.125-134, 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1555>. Acesso em: 11 abr. 2023.
CONDE, Adner Emilio Kiiill et al. Marketing digital como estratégia para captação de clientes e visibilidade no mercado: o caso da empresa do setor automotivo. Brasilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 97672-97686, 2021. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20220124011227id_/https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/37891/pdf>. Acesso em: 12 abr. 2023.
GIL, Antônio Carlos. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GOMES, E. G. da S., DOMINGUES, D. A. dos S. D.; BIAZON, V. V. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o poder de compra. Scientific Electronic Archives, v. 14, n. 4, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.36560/14420211252>. Acesso em: 15 abr. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pirâmide Etária. 2022. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html>. Acesso em: 15 ago. 2023.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Livraria Pearson, 2019.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
KOTLER. Philip. ARMSTRONG. Gary. Princípios de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2023. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/208478/pdf/0?code=SAJLjy6b/JduTLXfvgq8Joh/DAfN39L/MX5xdOFw8gZfjAwbIjOZ4DZ8H0bm1j1hjeepdo/z0EHOD/cWL1saTw==. Acesso em: 22 abr. 2023.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing Digital. Grupo Gen,2021.
LEPRE, Thais Rubia Ferreira; MELLO, José Augusto Santos de; LOPES, Lucas Gabriel. Comportamento do consumidor da geração “X” de acordo com as ferramentas de comunicação de marketing. Revista Alomorfia, v. 4, n. 3, p. 131-147, 2020. Disponível em: <https://www.alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/84>. Acesso em: 13 abr. 2023.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Comportamento do Consumidor Brasileiro. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
LOPES, Milena Cordeiro. Logística de distribuição: estudo de empresas do segmento de confeitarias da cidade de Lenções Paulista/SP. In: XIX SEGET – SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Anais [...]. Rio de Janeiro: Faculdades Dom Bosco, 2022. Disponível em: /https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos22/45933183.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.
LUNELLI, Arthur Rossatto. Estudo da percepção dos consumidores de Caxias do Sul sobre as estratégias de comunicação de marketing utilizadas pelas empresas do ramo alimentício. 2021. 71 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021. Disponível em <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/9267/TCC%20Arthur%20Rossatto%20Lunelli.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 01 abr. 2023.
MACHADO, Roseli de Oliveira. Marketing Digital: Análise das principais estratégias usadas no comércio eletrônico brasileiro. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT, v. 12, n. 7. p. 1693-1712, 2018.
MELLO. Raquel Amorim. O Comportamento do Consumidor na era Digital: Informações em Meios Digitais e sua Influência no Processo Decisório de Compra dos Consumidores de Maquiagem no Estado do Rio de Janeiro. 2019. 58 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/11323/TCC%20RAQUEL%20AMORIM%20MELO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 abr. 2023.
MOLENAAR, Annika et al. Effects of advertising: A qualitative analysis of Young adults engagement with social media about food. Digital Food Environments, Food Choice and Public Health, v. 13, n. 6, p.1934, 2021.Disponível em: <https://doi.org/10.3390/nu13061934>. Acesso em: 06 abr. 2023.
MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral; OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignásio; SOUZA, Claudio Gonsalves. A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais. Revista de Turismo Contemporâneo –RTC, Natal, v. 6, n. 1, p.129-150, jan./jun., 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12477/9530>. Acesso em> 04 abr. 2023.
PEREIRA, Marcos Antonio da Silva et al. Influência do marketing nas escolhas alimentares dos adultos expostos às mídias sociais. Revista Científica da FAMINAS, v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: <https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/648>. Acesso em: 06 abr. 2023.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
RODRIGUES. A. S.; COSTA, O. A. C. Atendimento aos clientes como vantagem competitiva. 2018. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fimca, Porto Velho, 2018.
RODRIGUES, Morgana. A influência das redes sociais: Uma análise das compras por impulso em ambiente virtual. 2017 Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/170245. Acesso em: 06 nov. 2013
SANTOS, Rita Serralheiro. A influência do Instagram na atitude do consumidor: O caso da Levi Strauss & Co.2016. Dissertação (Mestrado em Marketing Digital) - Universidade Europeia, Lisboa,2016. Disponível em:<https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/14453. Acesso em:06 nov. 2023.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Perfil das cidades gaúchas: Taquara. 2020. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/municipios/rs/Perfil_Cidades_Gauchas-Taquara.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Marque presença nos canais digitais e aumente suas vendas. 2022a. Disponível em: <https://conhecimento.sebraers.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Sebrae-e-pra-ti_2022-Ebook_Marque-presenca-nos-canais-digitais-e-aumente-suas-vendas_.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2023.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Dia da Micro e Pequena Empresa evidencia a importância dos empreendedores para o Brasil. 04 out. de 2022c. Disponível em: <https://agenciasebrae.com.br/brasil-empreendedor/dia-da-micro-e-pequena-empresa-evidencia-a-importancia-dos-empreendedores-para-o-brasil/>. Acesso em: 05 abr. 2023.
SILVA, André Campos; BATISTA, Aron Rodrigo. Ferramentas digitais aplicadas a dados secundários de pesquisa de mercado. In: Marketing Digital: Estudos e pesquisas [recurso eletrônico]. TEIXEIRA, Sandrina Francisca; BATISTA, Aron Rodrigo; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças (Org.). Palmas, Eduft/ Porto: CEOS.PP, p. 60-80, 2021. Disponível em: <https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3420/3/Livro%20II%20Marketing%20Digital.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2023.
SILVA, Cátia Oliveira et al. O comportamento do consumidor e a sua decisão no ato de compra - uma revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, 2021. Disponível em:
<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/22390/19917/270757>. Acesso em: 13 abr. 2023.
TAVARES, E. Marketing Digital vs Marketing Tradicional: Qual é melhor? É preciso escolher um?, 2019. Disponível em: https://www.dinamize.com.br/blog/marketing-digital-vsmarketing-tradicional/. Acesso em: 06 nov. 2023
VALLE, A. Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais. 2021. Disponível em: <https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 19 mar. 2023.
VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Resultados Digitais. 16 mar., 2023. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em: 05 abr. 2023.