Os Vieses do comportamento financeiro dos estudantes de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Montes Claros

Autores

  • Aleff Fonseca Reis UFMG
  • Handerson Leonidas Sales
  • André Luiz Mendes Athayde UFMG
  • Lucinéia Lopes Bahia Ribeiro UFMG

Resumo

O comportamento dos estudantes de Administração perante decisões de investimentos inerentes às suas futuras atividades pode ser descrito por várias classes de escolhas reconhecidas por Kahneman e Tversky (1979) como Efeito Certeza, Reflexão e Isolamento. O objetivo deste é estudo é analisar os vieses do comportamento financeiro existentes nos estudantes de Administração, pela categoria sexo, da Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Montes Claros. Para isso, utilizou-se de métodos quantitativos sobre o comportamento financeiro dos estudantes segundo suas classes de escolha analisado por meio do teste QUI-Quadrado. Os resultados apresentaram diferença estatisticamente significativa pela faixa divisional sexo. O Efeito Certeza foi identificado com mais frequência no grupo de respondentes do sexo feminino. Já o Efeito Reflexão foi identificado com mais frequência no grupo de respondentes do sexo masculino. Isso indica que as mulheres evitam mais riscos no campo dos ganhos do que os homens. Já os homens correm mais risco no campo das perdas do que as mulheres. Por último, o Efeito Isolamento foi encontrado apenas no grupo do sexo masculino, indicativo de que suas decisões podem alterar, dependendo da forma como o mesmo risco seja apresentado

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Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos