O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES): ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ENFERMAGEM, EM INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (ICES), DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE PORTO ALEGRE/RS
Resumo
Diante do cenário da Educação Superior no Brasil, políticas públicas vêm sendo implantadas no intuito de alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o aumento de matrículas na graduação, ampliando o acesso e a permanência de estudantes. Neste contexto, o estudo destaca a importância do Programa de Financiamento Estudantil (FIES), especificamente para o Curso de Enfermagem. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que medida o FIES tem contribuído para a formação superior de enfermeiros em uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) da região metropolitana da Grande Porto Alegre/RS. A metodologia adotada caracterizou-se como um estudo de caso, por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionários aos alunos e à coordenação do curso, e análise documental de relatórios. Desta forma, foi possível concluir que o FIES tem contribuído para a formação superior de novos Enfermeiros. A análise dos dados evidenciou que os estudantes contratantes do FIES cursaram mais disciplinas por semestre, o que contribuiu para o melhor aproveitamento do percurso formativo, agilizando a conclusão do curso e promovendo a formação profissional de enfermeiros. No âmbito da gestão do curso, restou evidenciado que o FIES tem contribuído para a manutenção da qualidade e da sustentabilidade
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