BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Deivson Lucas Fonseca de Santana

Resumo

Tendo em vista que o processo de tomada de decisão é de suma importância para as organizações, interferindo diretamente nos rumos do negócio, a presente pesquisa tem como finalidade abordar o Business Intelligence (BI) como uma ferramenta de auxílio para o processo decisório a fim de descobrir, por meio de um levantamento bibliográfico, numa revisão da literatura brasileira, no período de 2010 a 2021, como se deu o seu uso como uma ferramenta para a tomada de decisão em ambientes corporativos. Para tanto, é necessário compreender a importância do processo de tomada de decisão nos ambientes corporativos, conceituar o que é, avaliar suas contribuições e os benefícios do BI para a tomada de decisões em ambientes corporativos. Em análise conclusiva do presente trabalho, constatou-se que tais ferramentas proporcionam grandes benefícios as organizações, como a melhora no processo decisório e a criação de vantagem competitiva, ao que se impõe que o uso destes proporciona uma visão holística do negócio, aumentando a assertividade das medidas que serão adotadas, e no mercado atual que é marcado por constantes mudanças as organizações que delas fazem uso saem na frente das que não fazem.

Referências

ANDRADE, Alana Marcili de; SANTANA, Felipe Pedro de; YAMADA, Marcos Massanori. Efeito da Tecnologia Business Intelligence (BI) na tomada de decisão. Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza, São Paulo, 24 nov. 2021. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7995. Acesso em: 09 jul. 2022.

ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Revista Scielo, Ci. Inf., Brasília, v. 32, n.1, p. 17-22, jan./abr. 2003.

ANTONELLI, Ricardo Adriano. Conhecendo o Business Intelligence (BI): Uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão. Revista TECAP, Universidade Tecnológica do Paraná, v. 3, n. 3, Paraná, 2009.

ARAÚJO, Liriane Soares; POZZI, Júlio Ferraz; PEREIRA, Isabela Tuane. Um Estudo de Aplicações de Business Intelligence em Empresas. Revista Interface Tecnológica - FATEC, Taquaritinga, v. 18, n. 2, p. 78–90, 2021. DOI: 10.31510/infa.v18i2.1202.

ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do Trabalho Científico. Faculdade do Sertão (UESSBA) – Pedagogia. 2013.

BLANCO, Eduardo Anibal. A estratégia e o processo decisório. Delinia Tecnologia Educacional, 2020.

BORGES, Mirele Marques; CARDOZO, Claudio Testoni; FILHO, Oscar Rudy Kronmeyer. Dos dados ao conhecimento: Business Intelligence como ferramenta para apoio à tomada de decisão. Revista Disciplinarium Scientia, Ciências Sociais Aplicadas, v. 14, n. 1, 2018.

BUCHANAN, L.; O’CONNELL, A. Uma breve história da tomada de decisão. Harvard Business Review Brasil, v. 84, n. 1. 2006.

FILHO, Haroldo Gondim Torres et al. Business Intelligence no Ambiente Empresarial do Banco do Brasil. VII SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

FILHO, Mailson Melo dos Santos et al. O Uso do Business Intelligence no Auxílio à Tomada de Decisões: Estudo de Caso em Uma Organização Alagoana. V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. São Paulo, 22 nov. 2016.

ISHII, Robson Akio. A utilização de software de Business Intelligence para tomada de decisão para gerar aumento de vendas e crescimento no mercado online: estudo de caso ecommerce de peças automotivas. 17fls. Artigo Científico (MBA em Inteligência de Negócios) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

JUNIOR, João Fernandes Gonçalves. Análise dos painéis de Business Intelligence construídos para subsidiar decisões estratégicas do sistema de GED SAPIENS na advocacia-geral da união. 17 fls. Artigo Científico (Especialização em Gerência de Projetos em Tecnologia da Informação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, SC, 2017.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/32939. Acesso em: 08 jul. 2022.

MARINHO, Antônio Ricardo Monteiro. Fatores Influenciadores dos Investimentos em TI e Benefícios Intangíveis Gerados para a Organização: um Framework de Pesquisa. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/73/2014_EnANPAD_ADI900.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.

PAGNUSSATT, Alexandre. Impacto da Implementação de um Software de Business Intelligence no Processo de Decisão da Área Comercial: O Caso da Tecnotri, 2007. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/38_Artigo%20Seget2010.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.

PRADO, André Alves; FILHO, José Eugênio da Silva; GASPAR, Tiago Roberto Vitorino. Integração do Business Intelligence como Ferramenta de Auxilio na Tomada de Decisões nos Sistemas Enterprise Resource Planning. Revista RAF, Centro Universitário Teresa D’Àvilla – UNIFATEA, São Paulo, v. 18, n. 18, 2019.

PRIMAK, Fábio V. Decisões com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

SILVA, Lucas Henrique Bezerra da et al. Desenvolvimento De Dashboards Interativos Utilizando Ferramentas De Business Intelligence No Ms Excel Para Auxílio Na Tomada De Decisão Empresarial. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2129. Acesso em: 07 jul. 2022.

SILVA, Rafaela Alexandre da; SILVA, Fernando Cesar Almeida; GOMES; Carlos Francisco Simões. O uso do Business Intelligence (BI) em sistema de apoio à tomada de decisão estratégica. Revista GEINTEC – Gestão, Inovação e Tecnologias.

SILVA, Sergio Luis da. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. Revista Scielo, Ciência da Informação, São Paulo, v. 33, n. 2, pp. 143-151, 2004.

STRASSBURG, Udo; GARCIA, Elias; GARCIA, Osmarina Pedro Garcia. Um Estudo da Aplicabilidade do Business Intelligence em uma Empresa do Ramo Da Saúde.

TURBAN, Efraim et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo: Bookman, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos